Um convite a viajar através das fotografias do artista visual Jorge Brivilati que expressa poesia visual em conexão com a natureza em sua primeira exposição individual.

Cada imagem de sua experiência pelas cavernas, cachoeiras, trilhas, sítios arqueológicos, paleontológicos entre vales e montanhas em área de mata preservada, é uma construção lírica onde a cor também fala da alma subterrânea pela natureza, como uma aventura da linguagem sensorial.

“Fazer uma expedição fotográfica gerou um grande movimento interno em mim. Me senti pleno, tão conectado que horas eram segundos e cansaço só um detalhe diante do desejo de fotografar e mostrar ao mundo o meu olhar através de um registro. Editar as fotos me teletransporta de volta ao momento, é um processo lindo, onde crio uma sensação. Nem todas as folhas são marrons, nem todos os rios completamente azuis, mas no meu mundo, como eu os senti, são. Então, pro mundo inteiro será também. E sinto hoje muito orgulho do dom de fotografar que recebi da vida.”

Em alusão ao Mito da caverna de Platão, quem ousa perceber a infinidade do mundo e da natureza que existe fora da caverna, trazendo a alegoria para o nosso tempo, percebe que aquelas sombras, que julgavam ser a realidade, na verdade são cópias imperfeitas de uma pequena parcela da realidade. De volta à caverna, porém, o fotógrafo, contradiz o mito e busca no interior da natureza orgânica o verdadeiro conhecimento – o autoconhecimento – através dos sentidos despertos ao observar, atento, e deleitar-se de si em conexão profunda com a intimidade de ser sua própria natureza.

Desse ensejo, quase instante, a fotografia de Jorge Brivilati transforma o ato de olhar, privilegiando fenômenos invisíveis aos olhos, inexaurível à dedução e fantasia, ao olhar que desnuda a natureza interior através do âmago da essência da natureza exterior.

Serviço
Vernissage 26/11 às 19h
Visitação até 14/12
Seg a sex das 11 às 18h – sábado das 11h às 14h
Art Lab Gallery
Rua Augusta, 2554 – Jardins
Entrada franca

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]