A contagem regressiva para o mês mais bonito do ano está acabando: Maio chegará nos próximos ensolarados dias trazendo consigo a celebração dos trabalhadores, das mães e das noivas. Para grande parte do Brasil, uma visitante ilustre retorna ao país tropical. É a nossa amiga França que voltou com direito a saborear macaron de carambola enquanto aprecia um champanhe.

varilux

Dia 1º comece a trabalhar seu vocabulário e se permita degustar um cinema pra lá de histórico, pois além dos biquinhos, os olhares discretos, e o glamour das manhãs parisienses, começa o sofisticado Festival Varilux de Cinema Francês.

Neste ano, o festival alcança 45 cidades em todo o Brasil com o melhor da programação do cinema digital francês. Nas palavras do curador Christian Boudier, o público poderá se deliciar com as especialidades francesas na telinha, com direito a arte, gastronomia, história, teatro e literatura.

filmes

Nos destaques da programação, os presentes poderão se emocionar com a delicadeza da pintura de Renoir, de Gilles Bourdos. Celebrar a dramaturgia em Pedalando com Moliére, de Philippe Le Guay. Para comer com os olhos, Os Sabores do Palácio, de Christian Vincent faz jus aos pratos franceses dignos dos mais apurados degustadores.

Sem ele não seria cinema francês, o eterno Obelix, Gérard Depardieu, no filme O Homem que ri, de Jean-Pierre Améris, agraciando a literatura enquanto esperamos para relembrar a história da tomada da Bastilha em Adeus Minha Rainha, sob direção de Benoît Jacquot.

Mais? Como todo bom festival, atores e diretores prestigiam o público em algumas sessões para um belo tititi. Dentre eles, as belíssimas Monica Bellucci, Christa Theret e Léa Seydoux e a nova geração de diretores, como Philippe Le Guay, Jean-Paul Lilienfeld, Agnès Jaqui entre tantos outros.

Aproveite a estadia, sem precisar cruzar o Atlântico, pois a França já chegou. Bonjour!

 

Quando? De 1 a 16 de Maio

Onde? Várias cidades (Verifique seu Estado)

Quanto? Ainda não divulgado

 

A programação está disponível em:

http://variluxcinefrances.com/

https://www.facebook.com/FestivalCineFrances/photos_albums

Quer receber nosso conteúdo?
Receba a nossa newsletter

Receba todas as atualizações da SOUL ART!