StephanDoitschinoff2

Para quem gosta de arte e tem a mente solta pelos ares pra se deixar levar pela mensagem do artista e pelo tom dela, vale conhecer a exposição que fecha o ano da galeria Choque Cultural. Chamada de FVTVRV, a mostra apresenta as novas inspirações de Stephan Doitschinoff, artista paulista conhecido por sua unicidade de estética e grande carga iconoclasta e religiosa detalhada em suas artes.

Nessa seleção o artista combinou o universo das plantas e fungos enteógenos, que provocam alterações no estado de consciência ao serem ingeridos, com elementos urbanos e espirituais retratados pela crítica a universos políticos, sociais e filosóficos, características clássicas de suas obras que dão o tom da narrativa e destrincham a mente de Stephan por cada canto da galeria.

StephanDoitschinoff1

“O artista tem acentuado a carga política e crítica contida nas imagens que expressam sua opinião sobre a ambição, a vaidade e a mesquinhez humana. Mas aponta para caminhos de renovação através da construção coletiva, da colaboração e da elevação do espírito pela beleza”, observa o curador Baixo Ribeiro.

Entre os trabalhos expostos, há destaque para três telas de grandes formatos (com 2,5 metros de altura), além de mais obras de concepções e dimensões variadas, como telas menores, objetos e desenhos. A exposição encerra o calendário de 2013 da Choque Cultural, junto ao ano nada calmo para a vida do Calma, apelido pelo qual Stephan ficou conhecido.

Contabilizando inúmeros projetos artísticos, participação em manifestações populares e o lançamento do livro de xilogravuras Flor do Cariri, Calma vai se despedindo de mais um ano de sucesso, irreverência, originalidade e o principal, amor pela arte que desenvolve e comprometimento com suas ideias e ideais.

ala

“Ala dos Psicodélicos”, desenvolvida por Stephan na Marcha da Maconha

Seu currículo inclui o prêmio de Artista Revelação 2009 pela Associação Paulista de Críticos  de Arte, e Mostras em espaços de grande relevância, como MASP e Museu de Arte Contemporânea de San Diego – MCASD. Sua obra desdobra-se em diferentes vertentes que vão desde a intervenção em arte pública e instalações em contexto museológico, até pintura, vídeo e performance.

Quem quiser conhecer mais do trabalho e dos pensamentos deste grande artista da atualidade, além da exposição, pode assistir ao documentário Temporal, onde o artista retrata sua experiência de 3 anos morando em Lençóis, interior da Bahia. Lá ele vivenciou um de seus projetos artísticos mais puros e renovadores, se isolando em seu atelier para pintar suas telas, ao mesmo tempo em que era cada vez mais convidado a fazer intervenções nas próprias casas dos moradores. Um grande e lindo projeto que aconteceu aos olhos do acaso e enche a alma de inspiração. Aproveitem!

EXPOSIÇÃO FVTVRV

Quando? Até 23 de dezembro

Onde? Choque Cultural – Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena, São Paulo

Telefone: (11) 2678-6600

www.choquecultural.com.br / [email protected]

Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 11h às 18h

Entrada: Grátis

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]