fbpx

Para celebrarmos o ano que está rendendo muito assunto, preparamos uma lista especial com 3 filmes essenciais sobre superação, partindo do princípio de que seus protagonistas encontraram problemas que pareciam infindáveis – até a página dois, é claro.

Uma das mais poderosas armas do cinema é a vantagem de passar conhecimento ao espectador. A sétima arte já passou de seus 120 anos e, desde o seu nascimento, serviu de refúgio aos mais sonhadores e céticos seres humanos. Sempre há um tema que toca o coração de alguém. Por isso, sempre há os filmes que dão esperança aos mais trágicos momentos da vida.

3 filmes essenciais sobre superação

1. Indomável Sonhadora (2012)

3 filmes essenciais sobre superação - Indomável Sonhadora

A vida de Hushpuppy, uma garotinha de seis anos que se vê obrigada, da noite para o dia, a tomar conta de si mesma quando seu pai é obrigado a se internar. Vivendo em uma comunidade muito pobre à beira de uma represa, seus dias se transformam em aventuras consecutivas, enquanto seu imaginário ganha primeiro plano diante das dificuldades de alguém que precisa caçar o almoço e a janta de todos os dias.

Este é um daqueles filmes trágicos, mas que contam com a interpretação da então novata Quvenzhané Wallis como ponto principal de um filme sobre as coisas simples da vida. E o modo com o qual é feito, quase documental, o releva como uma obra fundamental sobre as dificuldades em encontrar motivação para sobreviver todos os dias e, ainda assim, superá-las.

 2. À Procura da Felicidade (2006)

3 filmes essenciais sobre superação - À Procura da Felicidade

Um presente em modo cinematográfico. Eis um belo resumo sobre À Procura da Felicidade, filme autobiográfico sobre a vida de Christopher Gardner, que se viu obrigado a tomar conta de seu filho enquanto precisava encontrar motivação para perseguir seus sonhos. É claro que a busca pela realização deles não é fácil quando se trata da realidade, o que é muito bem interpretado por Will Smith em um filme que não cai para o dramalhão graças ao carisma de seu protagonista e à história comovente e crível do homem aqui inspirado.

À Procura da Felicidade é a história de um homem que precisou fechar os olhos de seu filho diante da brutalidade da vida. Desta forma, ele perseguiu seus sonhos procurando um lugar para dormir em cada dia, procurando por formas de alimentar sua cria e, aqui e ali, pisando firme no acelerador da vida para conseguir empregos e um teto sobre suas cabeças. E a superação do personagem é realmente comovente, daquele tipo que dá vontade de enfrentar a vida de peito aberto e vencê-la de qualquer forma.

3. Central do Brasil (1998)

3 filmes essenciais sobre superação - Central do Brasil

Dora é uma mulher amarga, cuja vida de professora primária a levou à simplicidade consequente a todos os seus sonhos. Desta forma, se viu obrigada a conseguir um bico como escritora de cartas na Central do Brasil, estação gigantesca do Rio de Janeiro, cuja movimentação lhe rendiam trocados. Mas o seu amargor era tanto que Dora não enviava, de fato, as cartas que escrevia, criando falsas esperanças nas pessoas que por ela passavam.

Até que sua vida se vê de ponta-cabeça quando conhece Josué, filho de uma das pessoas que lhe pediam para escrever carta e que vem à óbito, deixando a criança sem ninguém. A história de esperança deste longa dirigido por Walter Salles é de encher o coração, sobretudo com o arco de Dora, que encontra um propósito em sua vida. Alguém que abriu mão da mesquinharia e indignidade pelo outro.

E você, tem sua lista de filmes que te fazem pensar na vida?

Tem aquela obra especial que faz toda a diferença quando parece que o mundo está de cabeça para baixo?

Deixa seu comentário e compartilha com a gente os seus favoritos!

Quer receber nosso conteúdo?
Receba a nossa newsletter

Receba todas as atualizações da SOUL ART!