Entrevista gravada em 2009 com os quadrinhistas Fábio Cobiaco, Rafael Coutinho e Rafael Grampá; falando sobre suas influências, processo de criação das histórias e dos personagens e o quadrinho autoral no Brasil.

Esse documentário foi um projeto acadêmico — trabalho de conclusão do 4° semestre do curso de Produção Editorial da faculdade FAENAC (Grupo Anhanguera) — muitíssimo interessante, afinal, não é todos os dias que temos a chance de conhecer o estúdio e ateliê de produção de quadrinhistas autorais, e pegar originais em mãos. Um grande exemplo foi o Coutinho mostrar as artes da Cachalote, no original em A3, que futuramente seria finalizado no pc.

E por falar em Cachalote, um fato curioso dessa tarde foi a equipe de produção do documentário que quase destruiu todo o trabalho de mêses do Coutinho. Por falta de tomadas, tivemos (nós e Coutinho) a infeliz ideia de plugar a iluminação no estabilizador que estava ligado o pc e a hd externa, com os arquivos finalizados de mais da metade das artes. Todo mundo sabe que esse tipo de iluminação para cinema puxa muita energia, e na hora quem lembrou desse pequeno detalhe? É, ninguém. Então adivinha o que aconteceu? É claro que apagou tudo: luz, pc, hd externa e estabilizador. Choramos por segundos e mordemos nossas calças. Nos aliviamos somente após verificar que o computador e a hd externa estavam funcionando corretamente, ufa. Só o pobre do estabilizador que foi pro saco, e ficamos de comprar outro até hoje, mas acho que o Coutinho esqueceu. Pós-susto, ligamos tudo novamente e mandamos ver nas perguntas. Roteiro em mãos, balanço dos brancos, enquadramento, cachorros circulando pela casa, pausas por barulhos na rua, e muitos cigarros. O resultado está aí, um pouco amador por ser o primeiro documentário realizado por uma equipe de alunos cabaços, mas para quem gosta de quadrinhos, até que ficou bom, né? Ahh, o cafézinho que a empregada deles faz é uma delícia. Se alguém um dia for visitar o estúdio, tome um, dois…

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]