festrio

Para quem não curte os dias cinzentos de São Paulo capital nesta primavera de TPM que acabou de começar, ainda dá tempo de correr para o calor do Rio de Janeiro e se aquecer com a 15ª edição do Festival do Rio.

Até 10 de outubro, o RJ se torna a capital mundial de cinema. Este ano mais de 300 títulos de mais de 60 países contemplarão o fazer cinematográfico, além das mostras tradicionais do festival, como Panorama, Expectativa, Première Brasil, Midnight, Gay e Première Latina.

Aproveitando a chamada do “o ano da Alemanha no Brasil”, a cultura germânica será a principal convidada do Festival, focando no que há mais de novo sendo produzido no país europeu. O público poderá assistir uma seleção interessante do cinema contemporâneo que compõe a Escola de Berlim, criado por um grupo de cineastas que falam de temas da Alemanha de hoje.

amazonia_planeta_verde

Dos destaques deste ano, alguns documentários como a parceria Brasil-França, Amazônia, do francês Thierry Ragobert, no qual o espectador percorre a floresta tropical através do ponto de visto do macaquinho prego, Kong, sobrevivente de um desastre de avião. Rodado em 3D, o filme é uma experiência de cores e sons em meio à rica fauna e flora da floresta Amazônica.

Outro é o filme da diretora Emilia Silveira, Setenta, em que um grupo de 70 presos políticos de diversas organizações é enviado ao Chile em troca da libertação do embaixador suíço nos anos 70 no Brasil. O documentário mostra o reencontro dessas pessoas após 40 anos do ocorrido.

Ainda entre as estreias mais esperadas está o filme Histórias de Arcanjo – um documentário sobre Tim Lopes, dirigido por Bruno Quintela, no qual é narrada a história do jornalista e repórter da TV Globo, Tim Lopes, assassinado por traficantes em 2002 durante uma reportagem que denunciava ações do tráfico nas favelas cariocas.

Dando continuidade à programação de 2012, o Festival do Rio apresenta mais três filmes em Clássicos Alfred Hitchcock, filmes p&b do começo da carreira do diretor inglês. Este ano representado por O inquilino (1927), em que o misterioso personagem Jonathan Drew chega à pensão do casal Bounting à procura de um quarto para alugar e torna-se suspeito de ser um serial killer solto pelas ruas de Londres. Downhill (1927) conta o mistério que ronda a história de Roddy, enquanto este vivia num internato inglês de elite. Para encerrar, O ringue (1927), em que o boxeador Jack que precisa lutar com o campeão disfarçado, Bob Corboy, pra defender seu noivado.

Criado em 1999, o Festival do Rio é uma junção entre a Mostra Banco Nacional e o Rio Cine Festival.  Evento realizado pelo Cinema do Rio e pelo Cima (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente), os responsáveis pela produção do Festival, e com realização da Première Brasil e RioMarket.

As sessões estão espalhadas por mais de 30 pontos da capital carioca. É só escolher, pegar a pipoca e aproveitar os quase 15 dias de arte.

 

Festival do Rio
http://www.festivaldorio.com.br/

 

Quando? De 26 de setembro a 10 de outubro
Onde? http://www.festivaldorio.com.br/br/servicos/circuito
Quanto? Entre R$2 e R$20

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]