BESTIÁRIO inaugura a prosa de Julio Cortázar. Traz sete contos. Em Casa tomada, estranhos invasores apavoram um casal de irmãos. Resignados, vão aprisionando-se cômodo a cômodo da casa, até a expulsão final por um inimigo nunca visto: culpa? Incesto? Revolução? Noutra história, o protagonista vomita regularmente coelhinhos que esconde e cria em pânico. Em “Ônibus”, cada passageiro carrega uma flor e ameaça com olhares satânicos a indefesa Clara. Mancuspias enlouquecem lentamente seus tratadores pela exigência ritualística de cuidados. Em Circe, um rapaz relata seu namoro com a sedutora e misteriosa Délia, moça que levou à morte todos seus pretendentes. No conto título, uma garota passa férias numa casa onde todos precisam se adaptar à presença ameaçadora de um tigre feroz. Argentino (acidentalmente belga), Cortázar se autoexilou em Paris. Na infância de menino triste, solitário, doente, tornou-se um gigante, voz cavernosa do ciclope de Ulisses. Dentes ruins, amante do boxe e do jazz, escrita para ele era luta. Nele, insólito e  fantástico se constroem por narradores não-confiáveis (esquizofrênicos?). O absurdo é descrito como kafkianamente natural. Doença, melancolia, desejo e violência explodem nas tramas, de forma poética e enigmática. Escorado no mistério, a normalidade do mundo se faz de ponta cabeça.

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