kljay1

Se você quiser dicas para conhecer boas faixas de soul, jazz, funkreggae e afins, investigue as inspirações dos bons DJs. Mais do que beatmakers habilidosos, eles costumam ter bons ouvidos e incansáveis pesquisas musicais. Nesta coluna, que estreia aqui sua primeira edição, percorreremos o caminho feito por alguns DJs na hora de criarem as batidas para músicas que todos nós conhecemos. O que será que nos espera na outra ponta?

O som escolhido para hoje foi Fórmula Mágica da Paz, música do Racionais MC’s que anuncia o fim do disco Sobrevivendo no Inferno, e abre o show do DVD 1000 Trutas, 1000 Tretas. Esta é uma das faixas mais conhecidas do grupo, praticamente um hino para os amantes do rap nacional, a declaração de lealdade a uma quebrada. A base inconfundível utilizada por KL Jay saiu da música Attitudes, composição da banda The Bar Keys, para o disco Flying High On Your Love, de 1977.

Basta dizer que essa era a banda que acompanhava o cantor Otis Redding em suas apresentações, e, infelizmente, no acidente aéreo que provocou sua morte. O trompetista Ben Cauley, que sobreviveu à queda, e o baixista James Alexander, que estava em outro avião, reconstruíram a banda após a tragédia, e o Bar-Keys gravou quase 20 discos até os anos 80, tendo tocado, inclusive, com Isaac Hayes no clássico disco Hot Buttered Soul. Abaixo, algumas outras canções da banda que faz a base para as rimas de Mano Brown em Fórmula Mágica da Paz.

Responda à nossa pesquisa e nos ajude a fazer do blog SOUL ART um portal cada vez mais completo:http://ow.ly/iEgC8

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]