Danny Taylor e Simeon

Danny Taylor e Simeon

Silver Apples foi uma dupla de música eletrônica psicodélica que nasceu em 1967, em Nova York, composta por Simeon (Simeon Oliver Coxe III), idealizador do projeto e do estilo da banda, juntamente com o baterista Danny Taylor.

 

Silver Apples - 1968

Silver Apples – 1968

Os dois começaram numa banda de rock tradicional, mas a incorporação de colagens sonoras nas músicas feitas por Simeon acabaram espantando alguns integrantes da banda, até sobrarem só ele e Taylor.

 

Contact - 1969

Contact – 1969

A música eletrônica foi se desenvolvendo durante todo o século XX, mas a década de 60 colocou as experimentações sonoras para as pessoas dançarem. Simeon criou um sintetizador com 9 osciladores de áudio, botões, pedais, controle de agudos e baixos, tudo o que pudesse produzir um som psicodélico a partir dos elementos eletrônicos. A bateria de Taylor deu o toque da junção com o rock; pioneiros e muito influentes para tudo que veio adiante no desenvolvimento da música eletrônica.

 

Silver Apples – Seagreen Serenade

A primeira fase da banda durou pouco mais de dois anos, e produziu três discos: Silver Apple, de 1968, Contact, de 1969, que são seus principais trabalhos, e Beacon, somente lançado na reunião da banda em 1998. Neste mesmo ano foram lançados outros dois discos, The Garden e Decatur, que nasceram a partir de trechos de músicas daquela época que não haviam sido gravadas em estúdio. Mas o poder sonoro marcante da banda continuou o mesmo.Vibrante, poética, minimalista, alucinógena (isto em grande quantidade), Silver Apple surpreende a cada nova audição: é uma droga sonora que não causa danos físicos.

 

Silver Apples – Gypsy Love

Simeon continua na ativa e acompanhado por novos integrantes, mesmo com o acidente que sofreu em 1999 com a van da banda, onde quebrou o pescoço e passou a ter algumas dificuldades nos movimentos das mãos. O baterista Danny Taylor faleceu em 2005. Silver Apples é coisa valiosa, e tem tudo para fazer parte do repertório naquela sua festa. Escuta aí!

 

Silver Apples – I Have Known Love

 

Silver Apples – Program

 

Responda à nossa pesquisa e nos ajude a fazer do blog SOUL ART um portal cada vez mais completo: http://ow.ly/iEgC8

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]