2001

Seus cabelos são de um prata estrelar, de face suave e olhar humorado, essa grande artista nos disponibiliza um acervo que talvez seja um dos mais excêntricos, fantásticos e interplanetários da história do cinema.

234239-400x600-1

Catherine Kubrick, atriz e pintora, não só mulher do renomado Stanley Kubrick, falecido em 1999, disponibiliza para o MIS (Museu da Imagem e do Som) em São Paulo, o acervo particular do marido, de filmes que mudaram a história da ficção científica, dos relacionamentos complexos e da pintura pós-surrealista.

A exposição de objetos particulares que no momento está em Los Angeles (EUA), contém figurinos, quadros, manequins e objetos dos filmes que aclamaram Stanley Kubrick e chocaram tantos imaginários. Para os fãs, poderão ser vistos ao vivo os figurinos de Spartacus (1960), a máquina de escrever e as roupinhas da dupla do sinistro O iluminado (1980) e o bebê de olhos mais esbugalhados do eterno 2001: uma odisseia no espaço (1968).

Christiane+Kubrick+aWXuF7WA5Ymm

Há quem adora efeitos visuais ou a mais alta tecnologia 3D, ou 4D. Porém, o que poucos sabem é que as grandes criações cinematográficas e as verdadeiras ilusões vieram muito antes do uso desenfreado dos fundos verdes naquelas cenas explosivas. Stanley Kubrick, foi um grande diretor que entendeu, usou e abusou dos ilusionismos do francês mais sonhador do cinema, Georges Méliès, na hora da criação fílmica. Em entrevista para a revista Serafina (27/01/2013), Catherine Kubrick nos fala da criação de efeitos a partir do uso da luz, como tudo era feito com luz até quase queimar o objeto iluminado. Também, o que poucos sabem, é que as obras dessa artista plástica estão em muitos dos filmes que consagraram o marido, como quadros em cenas vitais em Laranja Mecânica (1971) e as pinturas no lar do casal mais obscuro de todos os tempos em De olhos bem fechados (1998).

paz-de-espirito

 

Revolucionários e independentes, os Kubrick deixam um legado cinema-artístico que representa a capacidade humana da criação, em que imaginação, segredos, esforço e simples materiais como tinta e papel podem resultar em algo esplêndido, que viaja por muitos mundos, sejam eles uma odisseia ou entre quatro paredes e homens mascarados.

 

Exposição Stanley Kubrick

Quando? De 11 de outubro a 12 de janeiro

Onde? Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo

Quanto? R$10 (inteira) e R$5 (meia)

 

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]