Viver de música e de cultura não é coisa fácil. Além das dificuldades encontradas por artistas e produtores na busca de recursos financeiros para viabilizarem seus projetos, o que dificulta também são as condições que a própria vida impõe ao artista. Mas os empecilhos encontrados no meio do caminho também servem para a auto-superação e amadurecimento ao longo da caminhada, mostrando outras possibilidades e frentes de atuação que não se percebem de imediato.

Esse é o caso do cantor, dançarino e ator Lineker, um artista múltiplo e inquieto, que desde pequeno já possuía uma relação simbiótica com os palcos das pequenas cidades no interior de Minas Gerais, onde cresceu. Na falta de espaços culturais e de professores que lhe orientassem nos segmentos de música, dança e teatro, o pequeno Lineker já era seu próprio produtor e fazia de tudo para dar um jeito de se apresentar cantando e dançando covers de música pop norte-americana da época. Aos 18 anos ingressou na UNICAMP decidido de que seguiria com a carreira musical, mas foi atraído novamente pela paixão em dançar e atuar no teatro ao longo do curso.

Depois de ter atuado e dirigido alguns espetáculo musicais, gravou seu primeiro disco, eLe, em 2012 através do FICC (Fundo de Investimento à Cultura de Campinas) e do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo). O disco traz releituras de cantores como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Rita Lee, Dorival Caymmi, Jorge Ben, Dominguinhos e Gonzaguinha.

Seguindo com seus estudos nas áreas cênicas e de dança, Lineker é bailarino na Cia Domínio Público e faz mestrado em Artes de Cena no Instituto de Artes da UNICAMP, além de dirigir um espetáculo com atrizes, bailarinas e cantoras.

Quem quiser poderá conferir in loco o performático Lineker na Virada Cultural Paulista, dia 25/05 às 18h no Palco do Largo do Rosário em Campinas! Divulguem, espalhem e conheçam melhor o trabalho desse artista incrível, cuja vida dedicada ao amor pelo que faz deve servir como exemplo para todos que querem viver de arte e cultura!

 

Foto: Gianfranco Briceño Photography

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]