A maior mostra brasileira do artista Andy Warhol (1928-1987) poderá ser vista na Pinacoteca do Estado a partir deste sábado, 20. São cerca de 170 obras, além de 44 filmes que Warhol produziu em seu estúdio, The Factory. Há, ainda, 26 pinturas, 58 gravuras, 39 trabalhos fotográficos e duas instalações. Com curadoria de Philip Larrat-Smith, a mostra foi organizada com a colaboração do The Andy Warhol Museum, em Pittsburgh, EUA.

Natural de Pittsburgh, Andrew Warhola era o quarto filho de eslovacos operários. Voyeur, hipocondríaco, enfermo; antes de se dedicar à carreira artística, foi designer, criou displays para vitrines de loja e trabalhou como artista gráfico, ilustrando matérias para as revistas Vogue e Harper”s Bazaar.

Filho daquilo que alguns filósofos chamaram de “indústria cultural”, foi um dos percussores da Pop Art, surgidas na Inglaterra, na década de 1950; retratando em inúmeras e publicitárias variações cromáticas de tinta acrílica e latas de sopa Campbell”s em sua paródia ao consumo norte-americano.

Informações:
Andy Warhol – Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66, Luz
Telefone: 3335-4990. 10h/18h (fecha 2.ª)
Abertura dia 20 de março, sábado, a partir das 12h.
Em cartaz até o dia 23 de maio de 2010.

Quer receber nosso conteúdo?
Receba a nossa newsletter

Receba todas as atualizações da SOUL ART!