blackrio

Oberdan Magalhães e Barrosinho, acompanhados do pianista Dom Salvador, formavam o grupo Abolição, que lançou um dos mais importantes discos da música negra brasileira, Som, Sangue e Raça de 1971. Mas logo depois Salvador resolveu ir para Nova Iorque e o grupo não vingou. Coincidentemente, pouco mais tarde, em 1976, ano em que a Soul Grand Prix disparava em vendas de discos black, o produtor da banda, Don Filó, sentia que era hora de inovar as sonoridades.

Don Filó teve a ideia e convenceu a gravadora WEA a inserir a faixa instrumental Juju Man, do grupo alemão Passport, no LP da Soul Grand Prix. Convocado a estruturar um grupo que misturasse ritmos brasileiros com jazz, funky e soul criando um ritmo único sem perder o groove já oferecido pelos já existentes, Oberdan teve a tarefa de reunir uma banda que gravasse a música. O sucesso do lançamento do LP foi tão grande, que todos os shows da banda foram um sucesso.

Swing de negão e malemolência carioca: foi com essa essência que nasceu a Banda Black Rio, o primeiro grupo de samba soul brasileiro, que além de Oberdan e Barrosinho em sua primeira formação, também era composta pelos músicos Claudio Stevenson na guitarra, Luiz Carlos, o Batera, Joanes no contrabaixo, Lúcio no trombone e Cristovão Barros nos teclados. O primeiro disco da banda levava o nome de Maria Fumaça, canção que além de dar nome ao álbum, também foi o tema de abertura da novela Locomotivas, da Rede Globo, em 1977, mesmo ano em que foi lançado.

Curtiu o som da Banda Black Rio? Então a gente tem uma boa notícia para você!

blackrio2
Nos próximos dias 19 e 20 de novembro a banda se apresenta com convidados de primeira qualidade para celebrar o Dia da Consciência Negra na festa Mestres da Soul, promovida pela Boia Fria Produções. A melhor parte é que você não precisa pagar nada para isso. É só chegar com o seu black power bem armado na Praça das Artes, região central de São Paulo, e curtir sem moderação.

mestres_da_soul

Para saber mais detalhes e informações sobre o evento, é só clicar aqui e confirmar a sua presença: http://ow.ly/qWqxf

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]