Poe o bloco na rua – Foto de Marcel Gautherot

Bem amigos, está chegando o carnaval. Você, brasileiro que não gosta da festa, já percebe a inevitável aproximação daqueles cinco dias (ou mais), de gente suada encostando em você, cerveja quente sendo vendida a preços absurdos e música ruim tomando todos os espaços. Porém, vou pedir um pouco da atenção desse seu coraçãozinho rabugento para esse fim de semana. Mesmo que você vá viajar pra um lugar bem longe da folia, porque não aproveitar um pouco do carnaval nas próximas 48 horas? Tenho duas dicas pra você sentir o gostinho nesse fim de semana, uma no ABC e outra em São Paulo.

Desfile do Bloco Pega o Lenço e Vai – Mauá

Você leu Mauá e já tá pensando “MAUÁ?”. Esse é um bloco de rua, do tipo que é só chegar e curtir o som. Sem comprar abadá, sem pagar nada. Ele é organizado pelo coletivo Terreiro de Mauá, que faz várias ações para valorizar e incentivar a cultura e a música negra na região. O mais legal desse bloco é o tema dele: Luísa Mahin e a Revolta dos Malês. Luísa foi uma escrava com uma das histórias mais sensacionais que eu já conheci. Vendida ainda criança, ela veio pro Brasil, teve um filho mestiço vendido pelo próprio ex-companheiro, abriu negócios próprios e em alguns momentos batalhou pela abolição da escravatura. Esse filho perdido é Luis Gama, poeta e advogado abolicionista. Você pode conhecer a história dos dois no excelente livro Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, mas esse é assunto pra outro post.

Pra quem é do ABC, vale prestigiar uma iniciativa tão linda na nossa própria região e, pra quem não é, vale pegar o trem e conhecer!

Infos: Sábado, às 15:00 – Centro Cultural Dona Leonor, Rua San Juan, 121 – Parque das Américas , Mauá (próximo a estação Guapituba da CPTM – linha Turquesa)

Skarnaval no Hangar

No já conhecido Hangar 110, sábado rola a décima edição do Skarnaval, festa que reúne várias bandas de ska (jura?), tudo num clima de folia. Duas bandas que tocaram no Carnaska semana passada dão as caras por lá: Sapobanjo e Ba-boom, além de Stop Four e Super Chaiz. Música boa e gente bonita.

Infos: https://www.facebook.com/events/233606570051404/

Bora farrear e bom fim de semana!

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]