Para quem não aguentava mais esperar, ela já chegou: 36ª Mostra Internacional de Cinema! Entre os dias 19/10 a 02/11, a cidade de São Paulo exibe um dos maiores eventos cinematográficos da América Latina.

Os cinéfilos de plantão ou aqueles que querem sair do básico cinema hollywoodiano, a Mostra é uma ótima oportunidade para conhecer a produção fílmica de países que nem imaginávamos atuando. Assim, 350 filmes de 60 países, ficam por duas semanas em horários variados em cinemas, museus e instituições culturais para todo tipo de público, para todos os gostos.

Esse ano, valorizou-se o cinema contemporâneo mundial, muitos debates, novas narrativas e estéticas particulares de cada cineasta na hora de exibir a sétima arte e nos levar a novos espaços, conhecer novas culturas, se identificar com novos personagens e se (re)apaixonar por aquelas histórias, contadas e recontadas em novas perspectivas.

A Mostra é organizada em cinco sessões: Competição Novos Diretores, o que é super legal, pois exibe até dois longas desses novos. A Perspectiva Internacional, que apresenta um panorama do cinema mundial. Também temos Retrospectivas, uma sessão de obras completas de diretores tanto conhecidos como desconhecidos. Já as Atrações Especiais, uma seção completa de clássicos ou filmes de diretores homenageados pela Mostra. E por último a Mostra Brasil, que nos trás títulos brasileiros inéditos em São Paulo.

Esse ano, o homenageado da Retrospectivas é o cineasta russo ANDREI TARKÓVSKI, falecido em 1986. Será exibida sua obra completa e também filmes inspirados em sua carreira, por isso, teremos filmes de cineastas como Chris Marker, Tonino Guerra e Aleksander Sokurov. Para completar, o MASP (Museu de Arte em São Paulo) inaugurou dia 17 de outubro a mostra Luz instantânea: Polaridades de Andrei Tarkóvski. Uma coleção dos famosos trabalhos em polaroides do diretor, uma série com 80 imagens sobre suas viagens e vida já está aberta ao público que tiver a curiosidade sobre o criador do renomado e último filme O Sacrifício (1986).

Retomando ao meu primeiro post aqui no Soul Art, lembram no Nosferatu de Murnau? A Mostra confirmou a exibição extra e especial no dia 02/11, no Parque do Ibirapuera, acompanhado da orquestra regida pelo Maestro alemão Pierre Oser. E para quem adora um filme de terror, será reexibido o clássico Tubarão (1975) de Steven Spielberg.

Por isso, já sabe né? Muitas fantasias, muitas lágrimas, gritos, risadas e suspiros… Partiu pra Mostra!

 

Onde? Lugares diversos, só procurar o mais próximo de você.

Quando? De 19/10 a 2/11

Quanto? http://36.mostra.org/ingressos

Quer mais:

http://36.mostra.org/

Exposição MASP:

http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=125&periodo_menu=

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]