Apesar dos botões estarem no mesmo jardim, separados apenas pela raiz de suas plantas e a sombra de uma palmeira, apesar de suas origens históricas e personalidades distintas, nem uma crise política ou preconceitos da sociedade impediram que essas mulheres vivessem um amor intenso.

flores-raras

O filme Flores Raras (2013) do diretor Bruno Barreto retrata um Rio de Janeiro nas décadas de 1950 e 1960, enquanto a bossa nova musicalizava o cenário às vésperas do futuro golpe militar. Ele fala da chegada da escritora americana Elisabeth Bishop, papel de Miranda Otto (O Senhor dos Anéis), em 1951 ao Brasil em meio a uma crise pessoal banhada de literatura, álcool e fragilidade emocional.

flores-raras1

Bishop procurava a “cura geográfica”, como declara belamente o personagem de Treat Williams, o poeta Robert Lowell. Cura ou fuga por uma viagem foi o suficiente para Bishop, que passaria apenas alguns dias hospedada na amiga Mary Morse (Tracy Middendorf), e acabou por ficar mais de dez anos, se apaixonando pela companheira de Mary, a paisagista e urbanista Lota de Macedo Soares, papel de uma reveladora e global Glória Pires.

Pelo contexto do filme, Barreto não apresentou o “tabu” do amor homossexual entre Lota e Bishop de forma secundária, tanto que as atrizes interpretaram intensamente as cenas de paixão entre o casal.  Para quem acompanha o olhar de Lota, fica a impressão de que Bishop devia ser um tanto quanto “chata”, apesar da brilhante carreira da poetisa. Ao mesmo tempo em que Bishop se surpreendia pela expansividade brasileira representada por Lota, isso não impediu que elas vivessem uma bela paixão e cada uma fosse dona de seu caminho.

No final, a carreira de Lota decolou com a realização e construção do aterro Parque do Flamengo (RJ) em meio à campanha do amigo e ex-governador do estado da Guanabara, Carlos Lacerda (Marcelo Airoldi) – enquanto Bishop escreveu os poemas de “North and South” que lhe renderam o prêmio Pulitzer. Duas flores que juntas se apoiaram em meio aos conflitos existenciais, e que, acima de tudo, se somaram para concretizar seus sonhos.

 

Flores Raras
Quando?
Em cartaz nos cinemas
Onde?
Verifique sua cidade
Quanto?
Preços variados (inteira e meia)

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]