A partir de 18 de março, “O Teatro que Vem” apresentará entrevistas com grupos de dança e teatro de cinco estados e oito cidades, realizadas pelos alunos do Célia Helena

A pandemia de Covid-19 fez com que o teatro precisasse buscar alternativas e soluções para não perder a sua essência milenar: ser a arte do encontro. Mas como manter esta relação direta entre ator e público, numa época em que as atividades presenciais estão limitadas, devido à necessidade de distanciamento social?

É a partir deste desafio que o Célia Helena Centro de Artes e Educação – uma das mais conceituadas escolas de teatro do país, dirigida por Lígia Cortez – apresenta, por meio do Célia Helena Digital, a mais nova temporada de seu projeto de podcasts. Trata-se da série “O Teatro que Vem”, que vai ao ar quinzenalmente a partir do dia 18 de março, quinta-feira, no celiahelena.com.br/podcasts ou agregadores como Spotify e Spreaker.

Teatro Cego é um dos convidados do podcast.

No total, ao longo de sua temporada, “O Teatro que Vem” terá 18 programas, com duração média de 30 minutos cada. O objetivo é propor discussões a partir da perspectiva de como será o futuro do teatro no Brasil. Desta maneira, cada episódio reunirá entrevistas com grupos e personalidades relevantes para a compreensão do teatro brasileiro, em sua rota para importantes realizações futuras.

Os nomes foram selecionados pelos próprios alunos, num intenso trabalho de pesquisa das disciplinas de graduação “História do Espetáculo Teatral II” e “História do Teatro Brasileiro I”, do Bacharelado em Teatro da Escola Superior de Artes Célia Helena (semestre letivo 2020-22), sob a coordenação dos professores Marcos Barbosa e Manoel Candeias.

As entrevistas – concebidas, conduzidas e editadas pela equipe de pesquisa da Escola Superior de Artes Célia Helena – abordarão temas como os modos de relacionamento com o público, modos de produção, entre outros assuntos.

Bando de Teatro Olodum participa no episódio que vai ao ar dia 15/4

Entrevistas e Convidados – Dentre os entrevistados estão grupos de dança e teatro de cinco estados e oito cidades do país: A Barca dos Corações Partidos (Rio de Janeiro), As Bacurinhas (Belo Horizonte), Balé Folclórico da Bahia (Salvador), Bando de Teatro Olodum (Salvador), Benvinda Cia (São Paulo), Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela (Porto Alegre), Cia Marginal (Rio de Janeiro), Cia Sementes (São Paulo), Corpo em Movimento (Niterói), Corpo Rastreado (São Paulo), Do Lado de Cá (Guarulhos), Fragmento Urbano (São Paulo), Grupo Bagaceira (Fortaleza), Janaína Leite (São Paulo), Matteo Bonfitto (São Paulo), Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (São Paulo), Os Filhos de Alba (São Paulo) e Teatro Cego (São Paulo).

“Vivemos, até março de 2020, na convicção absoluta de que as artes da cena se assentavam igualmente sobre a pedra fundamental da presença, do compartilhamento de experiência em um tempo-espaço contínuo e contíguo”, analisa Marcos Barbosa.

O Teatro que Vem

Balé Folclórico da Bahia é um dos grupo convidados.

Ele completa, destacando que “a visão de nossos alunos e alunas no projeto sinalizam, desde já, os caminhos que se abrem para o futuro do teatro brasileiro”.

 

CÉLIA HELENA DIGITAL – PODCAST O TEATRO QUE VEM

Coordenação: Lígia Cortez, Samir Yazbek e Marcos Barbosa

 

PROGRAMAÇÃO DE ENTREVISTAS

18/03: A Barca dos Corações Partidos, Cia Marginal, Corpo em Movimento

1º/04: Coletivo Sementes, Grupo Bagaceira, Teatro Cego

15/04: Bando de Teatro Olodum, Matteo Bonfitto, Os Filhos de Alba

29/04: Balé Folclórico da Bahia, Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela, Janaína Leite

13/05: Benvinda Cia, Corpo Rastreado, Do lado de cá,

27/05: Bacurinhas, Fragmento Urbano, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]