A arte mandala é conceituada em práticas espirituais dos Hindus, Budistas e outros Nativos Americanos, o seu desenho é constituído por formas geométricas e cores que se combinam, além disso a arte mandala tem objetivos sagrados e outros significados que promovem a junção de amor, cura e natureza

O que significa arte mandala?

Para entender o conceito de arte mandala é necessário entender o termo ‘Mandala’. Esse conceito explica todos os objetivos, formatos e cores de cada traço linha e desenho final.

A palavra mandala é um termo que vem da linguagem sânscrito. Essa língua é uma das mais antigas das línguas indianas, considerada hoje uma fala morta não sendo mais utilizada.

arte mandala 4

O que a filosofia diz sobre o termo mandala?

Na filosofia, esse termo é caracterizado como um diagrama que é composto de formas geométricas concentradas (não é uma arte livre, o conformismo, o padrão é comum nesse tipo de arte).

Nas práticas psicofísicas do hinduísmo e do budismo como, ioga e tantrismo, esse termo é utilizado como uma representação, um ponto focal para meditação e concentração do ser humano.

Em outros termos mais religiosos ou extensões da psicologia, a mandala representa simbolicamente a luta pela unidade total do eu, o ponto central das emoções e o controle delas.

Afinal, qual é o objetivo da arte mandala?

A arte mandala tem como objetivo se designar a uma intenção sagrada. A nossa mente é intuitiva e nem sempre estão em sintonia com a situação real em que estamos vivendo.

Justamente por isso que a arte mandala se propõe a designar um fluxo de pensamento. Oferecendo um estímulo baseando-se em conteúdo sagrado e espiritual; uma prática de meditação com cores e significados.

arte mandala

As mandalas oferecem blocos de construção visual, então você é o principal responsável por dar um significado para a arte mandala.

As grandes belezas, sejam iniciais ou finais, convidam você e apoiam a expansão da consciência. A geometria traz símbolos, padroniza as informações e ressoam dentro de nós em diferentes níveis.

 

Mandala na religião

Uma lenda indígena muito antiga conta que uma mãe procurou ajuda a uma curandeira de uma tribo, por seus filhos não conseguirem dormir à noite.

A curandeira deu a sugestão para essa mãe criar um círculo com um labirinto dentro e pendurá-lo na parede, assim os sonhos maus e todo o peso ficariam amarrados nessas linhas.

Esse círculo conhecemos hoje como “filtro de sonhos”. Alguns historiadores dizem que esse filtro está relacionado ao mandala, pelo seu significado religioso e pela sua ancianidade.

Além disso, o mandala está relacionado com a arquitetura estética e beleza da igreja gótica. As catedrais são compostas por vitrais e desenhos inspirados na mandala, as cores nem sempre são vibrantes e alegres, porém os seus desenhos revelam labirintos e formas geométricas intermináveis.

arte mandala 5

 

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]