mano

Uma das formas para se diagnosticar uma sociedade é analisar o que essa entende por sucesso. Ao descobrirmos quem são os vencedores para esse grupo de pessoas, podemos conhecer também quais valores esses indivíduos enxergam como positivos, e, na maioria das vezes, aspiram para si. Ao mesmo tempo, frente às engrenagens da situação, devemos questionar o porquê disso tudo, quais meios estão sendo justificados por esse fim (sucesso), e que tipo de efeitos colaterais tal noção pode estar causando.

Pode parecer pura sociologia, mas esse assunto representa um dos principais conflitos no cotidiano de um adolescente, especialmente no que diz respeito à adaptação e aceitação em seu ciclo social. Se não bastasse a instabilidade própria dessa fase, o modelo de vida consumista e superficial que é empurrado goela abaixo pelo pensamento dominante, funciona como um grande inimigo do jovem na luta pela construção de sua identidadeMano Invisível, animação produzida por Bruno SaggeseNina Vieira, traz à discussão este e outros temas, dialogando sem fingimento com o adolescente morador da periferia.

Mano Invisível

Gravação das vozes no Estúdio Neri SD.

A ideia surgiu quando os idealizadores trabalhavam como educadores na Fundação CASA, desenvolvendo oficinas culturais para adolescentes em conflito com a lei. Nina explica: “A vivência em sala de aula e o cunho observatório do trabalho foi o que nos alimentou para realizar o Mano Invisível, haja visto a necessidade de dialogar sobre estes temas diariamente. Procuramos consolidar um produto que represente estes garotos, não existente até hoje e que ampliará o alcance deste estímulo, como material pedagógico e cultural”. Mano Invisível é um projeto viabilizado pelo VAI – Valorização de Iniciativas Culturais. Confira!

 

Responda à nossa pesquisa e nos ajude a fazer do blog SOUL ART um portal cada vez mais completohttp://ow.ly/iEgC8

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]