Deserto do Atacama/Chile - Mayara

Deserto do Atacama/Chile – Mayara (viajandonamayonese)

Viajar é privilégio para algumas pessoas e não há como contestar. Mesmo quem troca trabalho por hospedagem ou usa recursos como o Couchsurfing, é privilegiado pelo fato de poder usar seu tempo da forma que quiser. Não é todo mundo que tem condições financeiras para viajar, até mesmo para cidades mais próximas, ou largar tudo e fazer um mochilão. Mas ainda assim é possível viajar barato!

O grande segredo para viajar barato é o planejamento, e preferencialmente, se aventurar de forma independente, sem o intermédio de agências e seus pacotes. Caso você nunca tenha feito isso, saiba que não é algo tão complicado.

13 dicas essenciais para viajar barato

Montevideo/Uruguay - Mayara

Montevideo/Uruguay – Mayara (viajandonamayonese)

Passo 1 – Responder quatro perguntas principais:

  1. Qual a sua verba?
    O total que você tem e que pode investir (porque viajar é investimento, não gasto!) nesta viagem;
  2. Quantos dias?
    Se vai em um feriado, ou passar suas férias;
  3. Qual o destino?
    Você quer ir pra longe ou perto? Viagem nacional ou internacional?
  4. Que tipo de viajante você será?
    Mochileiro com contenção de gastos e possíveis perrengues histórias pra contar ou algo mais confortável (também com histórias pra contar! haha)?
Cairo/Egito - Mayara

Cairo/Egito – Mayara (viajandonamayonese)

Planejando a viagem

Para viagens internacionais, é interessante iniciar o planejamento com maior antecedência, e comprar passagens cerca de 4 meses antes. Para as nacionais dá pra se planejar com menor antecedência (dependendo do destino, claro) e caso vá de avião, fechar as passagens cerca de 1,5 meses antes. Muito tempo antes ou muito em cima da hora os preços geralmente são maiores.

Sites legais para busca de passagens aéreas:

Skyscanner: www.skyscanner.com
Google Flights: www.google.it/flights
Kayak: www.kayak.com.br
123milhas: www.123milhas.com
Passagens imperdíveis: www.passagensimperdiveis.com.br
Melhores destinos: www.melhoresdestinos.com.br

Quanto à hospedagem, um jeito de economizar é se hospedar em quartos compartilhados de hostels ou albergues (há também quartos privados para casais, por exemplo). Sites confiáveis para pesquisar são Booking e Hostel World.

Um jeito legal de economizar e conhecer mais a fundo o destino é se hospedar na casa de locais, através do AirBnB (onde você reserva um quarto ou a casa toda, por exemplo) ou Couchsurfing, plataforma colaborativa em que você não paga pela hospedagem, pode ficar em um quarto ou até mesmo no sofá do seu “host”, mas tem a oportunidade de viver a rotina dos moradores de pertinho, e pegar dicas com quem entende bem do local, sabe os lugares mais legais, mais baratos, etc.

Jalapão/Brasil - Mayara

Jalapão/Brasil – Mayara (viajandonamayonese)

Como saber quanto dinheiro preciso para viajar?

Organize a quantidade de dinheiro que tem para levar, e anote ou monte uma planilha com o quanto gastará com hospedagem, alimentação, transporte e extras. Dependendo do seu limite de gastos é legal calcular até o quanto pode gastar por dia, para que não falte nada.

Não se esqueça de dar uma olhada nas atrações turísticas do local, e verificar se há taxa de entrada – esse valor também precisa entrar na conta.

E como economizar antes e durante a viagem?

Para ter um ponto de partida, sempre consulto o site Quanto Custa Viajar, onde você insere o destino, seu estilo de viagem e ele te dá uma ideia de quanto gastaria com hospedagem, passeios, alimentação, etc.

Depois de ter feito a conta, o ideal é você dividir o valor que vai gastar pelo tempo que falta pra viagem, e ir guardando esse montante por mês, até a data de partida.

Mesmo sem ter viagem planejada, tente, sempre que possível, guardar um pouquinho de dinheiro que será destinado à uma próxima viagem. Cofrinho, investimentos, poupança, vale tudo!

Esse planejamento prévio nos ensina que organizar os gastos oferece muito mais conforto e menos dor de cabeça. E isso é uma lição não só para viagens, mas também para toda sua vida financeira.

Farofa em Salar de Uyuni/Bolivia - Tainá Fotografando

Farofa em Salar de Uyuni/Bolivia – Tainá Fotografando (@tainafotografando/)

Durante a viagem, um jeito de economizar é reservar hospedagem com café da manhã incluso: você dá aquela caprichada para ter bastante energia para o dia que vem pela frente, e além disso, sempre que chegar no destino, procure o mercado mais próximo e garanta garrafas de água e lanchinhos práticos. Fazer apenas uma refeição no estilo “almo-janta” ajuda a economizar bastante com alimentação. Alguns hostels também fornecem cozinha compartilhada para que você não precise comer fora.

Pesquisar sobre viagens mesmo sem ter a próxima já marcada é legal também para descobrir promoções e destinos improváveis, e ajuda a reduzir bastante os custos. Analisar outras possibilidades é uma forma de te ajudar a gastar menos.

Isla del Sol/Bolivia - Tainá Fotografando

Isla del Sol/Bolivia – Tainá Fotografando (@tainafotografando)

Chegou o grande dia! Bora viajar?

Agora é arrumar as malas e partir! Voa!

Quer dicas práticas de viagem, conhecer lugares diferentes e me contar sobre como você se organiza? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]