…culpa da Etta James, que morreu hoje, vítima de uma leucemia. Etta foi uma cantora de blues, ou melhor A cantora de blues e fez parte da histórica Chess Records, junto com Chuck Berry, Muddy Waters, Little Walter e Howlin’ Wolf. A Chess, iniciativa de dois judeus brancos, era uma gravadora que ficava em Washington, na década de 60, com a segregação racial vivendo seu auge. Música de negros, produzida por brancos, que quebrou de vez a barreira negro/branco com Chuck Berry. Graças a esses lindos que o rock como conhecemos existe.

Etta era uma Mulher com M maiúsculo. Com culhões. Sobreviveu a uma infância difícil, um vício em heroína, álcool e uma obesidade mórbida que a fez pesar quase 200kg.

Apesar de cantar muitas músicas que não eram composições próprias, ela tinha um jeito incrível de transmitir emoção através de sua voz forte. Dá até medo dela te bater, sério mesmo, sinta a energia:

Aqui, ela faz uma interpretação incrível de It’s a man’s man’s world, do James Brown e mostra que amigo, sem nós vocês não seriam nada mesmo:

E, pra finalizar, a minha música favorita dela, cantando um amor perdido. De arrepiar:

Agora imagina só uma jam session com ela, Amy Winehouse, Janis…

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]