Confira como as obras de Duchamp após a Segunda Guerra Mundial influenciaram a história da arte

Marcel Duchamp e a segunda guerra mundial

Marcel Duchamp e a segunda guerra mundial

 

Quem foi Marcel Duchamp?

Marcel Duchamp nasceu em 28 de julho de 1887, em Blainville-Crevon, na França. Foi um pintor e escultor francês, naturalizado nos Estados Unidos. Duchamp foi considerado um dos maiores nomes do movimento conceitual da arte moderna.

Duchamp destacou-se no “Dadaísmo” e no “ready-made” (estratégia de criar movimentos artísticos da forma mais radical possível), sendo considerado um dos maiores nomes desse conceito e tornando-se o principal precursor.

Como começou a carreira de Marcel Duchamp?

A sua carreira começou quando Marcel ainda era jovem. 

Acompanhe a linha do tempo:

1907: com apenas 20 anos, alguns dos trabalhos do pintor foram selecionados para o Primeiro Salão de Artistas Humoristas de Paris. 

1908: Duchamp expôs sua obra no famoso Salão de Outono e no Salão dos Independentes.

1912: apresenta a tela “Nu Descendo Uma Escada, n°2” – obra importante que reuniu elementos do cubismo e do futurismo (caracterizando Duchamp como artista fora do tempo).

Roda de Bicicleta, Marcel Duchamp - 1913

Roda de Bicicleta, Marcel Duchamp – 1913

1913: produção da obra “Roda de Bicicleta” – ganhou destaques anos mais tarde e ainda é considerada um marco na arte moderna e contemporânea. Considerada uma das obras mais marcantes de Duchamp, a obra causou um abalo na comunidade artística da época. Hoje, esse tipo de reprodução da arte cotidiana é conhecida como “ready-mades”, conceito que foi muito criticado.

1915-1916: o pintor teve contato com o Dadaísmo e virou foco no movimento, abrangendo sua literatura e a escultura.

1917: Duchamp produz uma obra polêmica, apresentando um urinol de porcelana branca assinado por “R. Mutt”, a obra foi rejeitada pelo júri do salão, sendo aceita somente em 1919, após perceberem o verdadeiro significado da escultura denominada como “Fonte”.

 

Quais movimentos artísticos surgiram depois de Duchamp?

Após o surgimento do Dadaísmo e a proximidade que Marcel teve com a sua estrutura, outros movimentos sucederam o pintor, como o surrealismo, op art e o pop art. Os movimentos possuem grandes influências do pintor francês em suas composições.

 

O que é a época do funcionalismo?

O termo ‘funcionalismo’ é um período que foi introduzido durante as grandes guerras, principalmente na segunda guerra mundial.

O seu objetivo estava baseado em novas configurações sociais, políticas, econômicas e até mesmo tecnológicas estabelecidas pela época angustiante que foi a produção industrial.

Os arquitetos, por exemplo, buscavam novos métodos de reconstrução, pensando não somente nas construções, mas no urbanismo e no artístico de cada parte da cidade.

Meios tecnológicos foram pressionados pela industrialização, porém o seu objetivo principal seria os meios mais acessíveis possíveis para a sociedade.

 

Qual a influência de Marcel Duchamp na história da arte?

Com toda a sua energia e capacidade criativa, Duchamp foi nomeado também como um dos vanguardas artísticos do início do século XX. 

Urinol - Duchamp, 1919

A obra de arte “Urinol” foi considerada uma das mais importantes produções de Duchamp. 

A representação de uma “fonte” foi citada como uma inspiração para o pensamento criativo, sendo um marco para a originalidade e reprodução do cotidiano em arte contemporânea.

Apesar de Marcel Duchamp na segunda guerra mundial não ter atendido às expectativas, com o passar do tempo suas obras foram tomando características próprias, significados irônicos e contestadores.

Marcel Duchamp e a segunda guerra mundial

Os ready-mades de Marcel Duchamp na segunda guerra mundial não eram pinturas, gravuras, nem esculturas, por isso foi rejeitada no começo, a intenção do pintor foi desafiar o mundo artístico em que ele vivenciava.

A partir daí, inúmeros artistas começaram a criar arte fora da lucidez. 

O ready-made também serviu de crítica a desigualdade da época, devido à segunda guerra mundial e atingiu o estado, denunciando ataques e crueldades a comunidade cultural da época.

Marcel Duchamp e a segunda guerra mundial

A influência da guerra na história da arte

O horror dos combates provocou na arte uma renovação em busca de inspiração. 

As vanguardas estavam sendo formadas e a forma com que os artistas produziam arte ainda contava com os resquícios de incerteza e insegurança, tanto da interpretação, como da divulgação.

Duchamp

Durante e após a segunda guerra mundial o mundo havia sido abalado. O trauma de milhões de mortos e feridos, o holocausto, as crises, as bombas e a reconstrução traziam incertezas para todas as populações atingidas pela guerra.

A arte foi um dos recursos que servia de denúncia e expressão do sofrimento da população. 

As rápidas mudanças do pós-guerra fizeram com que “novas visões humanas” viessem à tona. Artistas de todas as partes do mundo formaram críticas às consequências do colonialismo.

DuchampEm 1945-1965 (Pós-guerra: Arte entre o Pacífico e o Atlântico) no espaço de exposições Haus der Kunst (Casa da Arte), em Munique, descreve o período pós-guerra pela visão dos artistas.

Os curadores da Pós-guerra pretendiam ver para além do horizonte da Modernidade ocidental, a intenção era mostrar que a era moderna assumiu muitas formas diferentes ao redor do planeta. 

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]