Como o fim da segunda guerra mundial impactou a arte? Artistas tiveram que renovar o estilo artístico em busca de novas inspirações

Qual a relação da arte com a guerra?

A relação entre arte e guerra sempre foi marcada por recomeço. Antes da guerra, artistas lidavam com a era modernista em que o estilo livre predominava suas criações.

guernica pablo pícassoGuernica Pablo Pícasso

Durante e após a guerra, os artistas tiveram que lidar com a censura, com o medo e com o desafio de captar a ruína e o clima de euforia, em muitos casos servindo de denúncia ou de abrigo para aqueles que sofriam ataques diários e não tinham mais esperanças de um país melhor.

Como o fim da segunda guerra mundial impactou a arte?

De forma geral, a segunda guerra mundial impactou o estilo de criação da arte. Artistas usavam seus quadros e esculturas para apresentar um cenário de horror que eles mesmos vivenciavam, ou até mesmo denunciar o governo.

Apesar das mudanças no estilo criativo, o famoso movimento da Arte Degenerada (Deutsche Kunst), marcou um período em que obras de artes famosas foram roubadas, queimadas ou simplesmente censuradas.

Alguns anos depois, as obras roubadas (de Londres, Paris e outros países) foram devolvidas e reerguidas trazendo esperança para a arte moderna e acelerando o processo de criação abrindo espaço para novas inspirações.

O que se tornou mais importante na arte a partir da Segunda Guerra?

As camuflagens que conhecemos hoje foram desenvolvidas a partir da segunda guerra mundial. Em 1920, artistas, fotógrafos e artesãos estavam interessados em manipular a visão humana a partir de novos efeitos visuais.

 

Quando a segunda guerra iniciou, os soldados procuravam novas maneiras de melhorar os sinais infravermelhos e melhorar os esquemas de camuflagem. Os desenvolvimentos radicais no mundo da arte tratavam do mesmo problema mas com motivações diferentes.

 

Moholy-Nagy criou esculturas cinéticas e pinturas que manipulam o olho humano usando padrões, sombreamento e diferentes movimentos, na época os militares queriam fazer a mesma coisa.

 

Naquele período esse tipo de arte foi tratada como loucura. Após essa ideia ser introduzida no campo militar e ser exposta com um sombreamento que dificultava a distinção entre o primeiro e o segundo plano, a arte foi bem aceita tornando-se tendência modernista.

 

O que aconteceu após a Segunda Guerra Mundial na arte?

As rápidas mudanças do pós-guerra fizeram com que novas versões do olhar humano sobre a arte viessem à tona. Na seção Pós-guerra, destaca-se principalmente a pintura antibelicista de Pablo Picasso Massacre na Coreia, de 1951. 

 

Ali, o artista se posiciona diante das atrocidades cometidas durante a guerra na Península Coreana, servindo de denúncia e marcando um novo início para a arte como comunicado direto ao governo.

 

O que aconteceu com a arte no Pós-guerra?

Em geral, a arte no pós-guerra inovou o estilo criativo de forma autêntica. O movimento modernista foi fortemente influenciado por artistas da época e novas percepções.

Também conhecida como Arte Pós-moderna, essa tendência teve início com o Pop Art e com o minimalismo dominando a arte contemporânea e sugerindo multiformas de produção.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]