O arte_passagem, projeto apoiado pela plataforma Heineken® Green Your City, encerra o ciclo de intervenções sob o abrigo do icônico Edifício Eiffel, em São Paulo. A terceira etapa da mostra, que se inicia em 25 de março, reúne no mesmo espaço os trabalhos de Renata Lucas e intervenções da dupla Amador e Jr – Segurança Patrimonial LTDA. Ainda nesta fase, arte_passagem conta também com a performance inédita do grupo MEXA.

Com repertório concentrado principalmente em intervenções temporárias em ambientes já existentes, rompendo os limites delineados dos espaços arquitetônicos, Renata Lucas apresentará uma instalação onde a demarcação entre dentro e fora, espaço expositivo e espaço público, são desafiados por uma abordagem que tenciona conceitos como imaginário de consumo e desumanização capitalista. No trabalho, a artista exibirá manequins que rompem com sua condição inanimada de suporte-mostruário ao vencerem o vidro da vitrine que os separa da rua. 

Já o duo formado por Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr – Amador e Jr – Segurança Patrimonial LTDA propõe performances com os artistas, necessariamente, trajados com uniformes de segurança. Seus trabalhos são pautados pelas relações entre os espaços artísticos institucionais em sua dimensão pública e as pessoas que trabalham cotidianamente em sua salvaguarda, em um exercício de especulação sobre os trabalhadores nestas funções. Durante as seis performances que serão realizadas no arte_passagem, os artistas estarão debaixo de uma goteira no espaço expositivo, impedindo com seu próprio corpo que essas gotas caiam diretamente no chão.

Ainda nesta etapa expositiva, no dia 15 de abril, o grupo MEXA realizará uma performance em que movimento e imobilidade se atritam como diferentes formas de narrar um acontecimento. Corpos imóveis, como se presos em uma fotografia, congelam partes das narrativas, cabendo ao espectador completar os vazios daquilo que a cena não mostra. A performance dá seguimento à pesquisa do grupo com tableaux vivants e vai incorporar um aspecto de cortejo de carnaval.

         Performance do Grupo MEXA

O MEXA foi criado em 2015 após episódios de violência em alguns centros de acolhida em São Paulo. Desde a sua génese, o coletivo explora e debate as distâncias e proximidades entre a rua e o museu, a vida e a arte, a política e a estética, a partir de estratégias de improviso e criação coletiva.

 

Sobre o arte_passagem

O arte_passagem começou em 2018 como uma ocupação artística de uma vitrine na Galeria das Artes do centro de São Paulo, onde, periodicamente artistas eram convidados a intervir através de propostas que dialogassem com o entorno do centro da cidade. Entre 2020 e 2021, o projeto passou a realizar um programa online chamado “Alguns Dias”. E desde novembro de 2021, com o apoio da plataforma Heineken® Green Your City, o arte_passagem ocupou um novo espaço, ainda no centro de São Paulo. O endereço escolhido pelos idealizadores do arte_passagem, Ilê Sartuzi, Matheus Chiaratti, Pedro Zylbersztajn e o curador João Paulo Quintella, para sediar o projeto foi o prédio icônico projetado por Oscar Niemeyer na década de 50, o Edifício Eiffel. 

Nesta temporada, o projeto manteve como principal objetivo democratizar o acesso à arte por meio de uma mostra pública e gratuita em um ponto central da cidade, que é também um cartão postal para os amantes da arquitetura modernista.

O nome do projeto não vem por acaso, mas sim por um desejo de impactar o maior fluxo de olhares em um ambiente fora do eixo cultural, onde acontece a vida cotidiana, que abriga bombonieres, salões de beleza, oficinas e demais comércios. Em meio às vitrines, ironicamente reunidas em uma chamada “galeria comercial”, o espaço se torna propício para junção de arte e paisagem.  “A ideia é que os projetos sejam conceitualizados e lidos em relação ao contexto onde estão inseridos, e vistos pelos transeuntes da cidade, no fluxo de suas passagens”, explica o idealizador e artista Ilê Sartuzi.

 

Um resumo desta temporada arte_passagem

Durante a primeira intervenção, que ficou em cartaz de 26 de novembro de 2021 até 8 de janeiro de 2022, obras inéditas e comissionadas das artistas Ana Matheus Abbade e Agrippina R. Manhattan ocuparam as vitrines do arte_passagem. Abbade apresentou uma série de intervenções instalativas originadas de sua pesquisa com substâncias químicas. O  trabalho de Manhattan partiu de uma preocupação sobre tudo que restringe a liberdade: palavras, pensamentos, normas e hierarquias. Pensando escultura como poesia e poesia como escultura, sua participação foi marcada por um letreiro de led instalado no espaço. A consagrada Sonia Andrade, conhecida pelo pioneirismo da videoarte no Brasil, mostrou ainda na exposição um vídeo acompanhado de uma fotografia onde foram sobrepostos espaços geográficos distintos que apontam para diferentes relações do olhar com o espaço público. 

Na segunda intervenção do arte_passagem, iniciada em 13 de janeiro e que seguiu até 18 de março, a galeria comercial do Edifício Eiffel recebeu Rafael RG, com sua pesquisa sobre a presença de pessoas racializadas no universo da música erudita. O artista convidou o público passante a observar músicas serem tocadas, em uma espécie de ativação silenciosa de composições que foram silenciadas pela história hegemônica. Nesta intervenção, o artista estabeleceu um contraponto com reproduções dos adesivos de Leonilson, um dos um dos maiores nomes brasileiros da arte contemporânea, também expostos no espaço. 

 

Serviço: arte_passagem 

Terceira Intervenção, com Renata Lucas, Amador e Jr – Segurança Patrimonial e Grupo MEXA

Abertura: 25 de março, a partir das 16h.

Período expositivo: de 25 de março a 29 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.

Intervenções de Amador e Jr – Segurança Patrimonial LTDA: 25 e 26/03, 12, 13, 25 e 26/04.

Performance do Grupo MEXA: 15 de abril.

Local: Pça da República, 177, Lj 7 (vitrine), São Paulo/SP.

Entrada gratuita

 

Sobre o Green Your City

Desde 2020, a Heineken anunciou sua produção com energia 100% renovável nas fábricas de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e, até 2023, em Jacareí (SP). Além da produção, a marca possui outras diversas parcerias, compromissos e metas de sustentabilidade. (saiba mais em www.heinekenenergiaverde.com.br). Em novembro de 2021, lançou a plataforma Green Your City, uma série de iniciativas que trazem o olhar da sustentabilidade para a vida noturna, a cena cultural e para as relações com as cidades, e que tem compromissos firmados em três diferentes pilares: economia circular, cidades mais verdes e consumo responsável. Um convite de Heineken para juntos repensarmos a vida nas cidades e criarmos juntos um futuro mais sustentável. Heineken acredita no potencial humano e coletivo como agente de mudança e, por isso, tem como objetivo usar cada oportunidade para também estimular atitudes individuais no desenho de cidades mais sustentáveis, por meio de apresentação de soluções, novas possibilidades e novas perspectivas. Pois, afinal, momentos de lazer, espaços culturais, festivais de música e até mesmo uma mesa de bar entre amigos podem se tornar espaços de reflexão, aprendizagem e mudança de comportamentos, com imenso potencial de multiplicação.

 

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil  

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Kirin Ichiban, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

Informações adicionais:  

http://www.heinekenbrasil.com.br

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]