Trajetória artística e registro de sua história ganham exposição no Studio RAW Gallery através de telas, videoclipe e música. “Independência ou Arte” concentra obras de arte urbana

O Studio RAW Gallery recebeu entre os dias 23 de junho e 07 de julho a exposição “Independência ou Arte”, assinada pelo tatuador e grafiteiro paulista, Markone. A entrada é gratuita e contará com a exposição de obras autorais do artista e um videoclipe, assinado pela REALI7E Records.

Para compor as obras, o artista se depara com sua própria essência e mensagem, revisando suas origens, caminhos percorridos e relevância no contexto cultural em que se insere. Retrata-se em suas telas esta trajetória de observador da história cultural periférica de São Paulo, onde se constrói também sua história.

A exposição e o videoclipe contam com apoio de marcas como: Chronic, Viwabeer, Starhaze, Tek Bond, REALI7E Records, SOUL ART, Associação Quintal do Ipiranga, Madness, El Burritogro, G13 Arts, Sense3, Quelle, Insanos Mc, Ironworks Brasil e Positive Foundation.

Arte em seus mais diversos formatos

A exposição Independência ou Arte surge no mesmo momento em que Markone recebe de presente uma homenagem de MCs parceiros, inclusive internacionais. Diante de sua história de superação, DOM7NICO, Feio e Sick Jacken escrevem sobre o graffiteiro e gravam a música.

Com acordes de Carlos Gomes, a canção é composta por referências que passam desde a infância de Markone, sua relação com Dona Fran – sua mãe querida por todos, seu respeito entre os mais diversos grupos paulistas, seu reconhecimento nas artes visuais e personalidade.

Produzido pela REALI7E Records, o videoclipe que ilustra o som passa por todos esses espaços, registrando de forma sensível e documental espaços e pessoas que foram importantes para o desenvolvimento pessoal e artístico de Markone.

Mais sobre a exposição Independência ou Arte

“Independência ou Arte”, sem morte. Com vida que emana pelos quatro cantos da cidade (e dos corpos) e representa hoje os maiores movimentos de artes visuais da história. MARKONE traduz a realidade das ruas, da quebrada, de quem acredita e vive de arte de forma independente em forma de graffiti e tatuagem. Em Tattoograff, seu estilo autoral. 

Convidado para ocupar o Studio RAW Gallery com obras que provam nosso analfabetismo cultural em relação ao que é produzido pelos invisíveis e vândalos da cidade, MARKONE provoca nossa compreensão sobre o que é para cada artista brasileiro viver de forma independente.

Seu estilo próprio, TATTOOGRAFF,  já circulou por dezenas de países ao longo de duas décadas, deixando clara sua marca artística.

Trajetória artística de Markone

Com mais de 20 anos de experiência com arte urbana, Markone é graffiteiro e tatuador de São Paulo, Brasil. Sua trajetória começou em 1995 na arte de rua, pintando os muros dos bairros e prédios da cidade. 

Sua arte foi reconhecida e encomendada por importantes grupos que caracterizam a identidade paulista, assinando a Direção de Arte da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, e dos Insanos, moto clube de renome na cidade.

Markone conquistou sua independência na arte tanto no graffiti quanto na tatuagem, marcando a pele de importantes artistas do underground, como o Emicida, Criolo, Marcelo D2, Thaide, Mv Bill, Dexter, Projota, Black Alien, Marcelo Mancini (vocalista do Strike), Dani Bolina, Juju Salimeni, rapper Xis e Badauí (vocalista do CPM 22), Fábio Brazza, DJ Zegon, Dj Nuts, Mc Domenico, Rael e Sandrão do RZO.

Também já passaram pelas suas agulhas os jogadores Denilson Show e Tche Tche, Rhossi, Marinho P9, DG Dadinho, Matheus Verdelho e muitos outros.

Sua experiência internacional lhe rendeu checkpoints em diversos continentes, passando por países como Japão, México, Estados Unidos, Panamá, Argentina, Chile, Espanha, Suécia e Dinamarca.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]