Espullmatics, Rappin Hood e Miyagi Beats contam detalhes sobre o processo de produção da música e videoclipe de Traiabano
Toda grande produção audiovisual tem uma boa história para contar, não é mesmo? Em Traiabano, por exemplo, música que faz uma crítica pesada ao preconceito contra artistas independentes, há muito mais do que o lançamento de uma música.
Cercada de parcerias de vida, experiências não tão boas que inspiraram a letra, histórias da infância envolvendo os autores e um cenário que por si só já marca presença, a SOUL ART lança o making of do videoclipe do single Trabaiano.
Videoclipe de Trabaiano produzido pela REALI7E Records
O clipe foi roteirizado e produzido pela equipe da REALI7E Records, formada por Diego Davi (Coletivo Econsciencia) e Gabriel Alexandre (SOUL ART). O roteiro foi pensado de forma que pudesse ilustrar a rotina dos artistas, retratada na letra da música.
Como plano de fundo, o vídeo foi gravado no Heliópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo. “A escolha das locações foi feita justamente para ambientar a realidade dos artistas de periferia”, comenta Gabriel Alexandre, diretor audiovisual do projeto.
Traiabano – Espullmatics ft. Rappin Hood
A profissionalização de artistas independentes sempre foi uma dificuldade sob o olhar da sociedade, que julga músicos e demais expressões de artistas como menos esforçados em buscar ocupações formais – que impossibilitam o desenvolvimento de sua profissão.
Sabendo desta dificuldade, agravada pelo cenário pandêmico que vetou espetáculos, principal fonte de renda de músicos, o duo Espullmatic$ (formado por Arnaldo Tifu e Malokero Anônimo) e Rappin’ Hood lançam o single com clipe de “Trabaiano”. Quem assina a produção é Miyagi Beats.
A letra da música fala sobre o cotidiano dos artistas independentes em meio aos contratempos de se manter em produção durante a pandemia, com todas as restrições de aglomerações e encontros. A batida faz jus àquele RAP estilo hardcore e as rimas dos MCs foram cuidadosamente compostas para expressar sua crítica ao preconceito direcionado à classe artística.
Em trecho que compõe parte do refrão, “Trabaiano” fala claramente sobre a visão que a sociedade direciona aos artistas, imaginando que “estar de role com os mano”, por exemplo, não faz parte das suas atividades profissionais.
Segundo Malokero Anônimo, “nós artistas realmente independentes lidamos com o preconceito da sociedade e a dúvida da maioria daqueles que estão ao nosso redor o tempo todo. Cabe a nós revertermos esse quadro através do nosso próprio trabalho e de nossas atitudes”
A música se faz muito importante neste momento, principalmente pensando em artistas de gêneros musicais que já são subjulgados com adjetivos depreciativos como vagabundos, preguiçosos ou criminosos. Muito pelo contrário: o RAP é ferramenta da periferia para tirar jovens e sonhadores das armadilhas do crime.
Sobre o Papo de Visão
Papo de Visão é uma websérie autoral da SOUL ART, no qual convida artistas para falar sobre sua visão de mundo e sobre a música.
O projeto busca apresentar aos ouvintes e usuários de internet uma visão mais próxima de acontecimentos do presente, como forma de registro para quem quiser consultar no futuro como pensavam os artistas neste momento.
[popup_anything id="11217"]