Espullmatics, Rappin Hood e Miyagi Beats contam detalhes sobre o processo de produção da música e videoclipe de Traiabano

Toda grande produção audiovisual tem uma boa história para contar, não é mesmo? Em Traiabano, por exemplo, música que faz uma crítica pesada ao preconceito contra artistas independentes, há muito mais do que o lançamento de uma música.

Cercada de parcerias de vida, experiências não tão boas que inspiraram a letra, histórias da infância envolvendo os autores e um cenário que por si só já marca presença, a SOUL ART lança o making of do videoclipe do single Trabaiano.

 

Videoclipe de Trabaiano produzido pela REALI7E Records

O clipe foi roteirizado e produzido pela equipe da REALI7E Records, formada por Diego Davi (Coletivo Econsciencia) e Gabriel Alexandre (SOUL ART). O roteiro foi pensado de forma que pudesse ilustrar a rotina dos artistas, retratada na letra da música.

Como plano de fundo, o vídeo foi gravado no Heliópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo. “A escolha das locações foi feita justamente para ambientar a realidade dos artistas de periferia”, comenta Gabriel Alexandre, diretor audiovisual do projeto.

 

Traiabano – Espullmatics ft. Rappin Hood

A profissionalização de artistas independentes sempre foi uma dificuldade sob o olhar da sociedade, que julga músicos e demais expressões de artistas como menos esforçados em buscar ocupações formais – que impossibilitam o desenvolvimento de sua profissão. 

Sabendo desta dificuldade, agravada pelo cenário pandêmico que vetou espetáculos, principal fonte de renda de músicos, o duo Espullmatic$ (formado por Arnaldo Tifu e Malokero Anônimo) e Rappin’ Hood lançam o single com clipe de “Trabaiano”. Quem assina a produção é Miyagi Beats. 

A letra da música fala sobre o cotidiano dos artistas independentes em meio aos contratempos de se manter em produção durante a pandemia, com todas as restrições de aglomerações e encontros. A batida faz jus àquele RAP estilo hardcore e as rimas dos MCs foram cuidadosamente compostas para expressar sua crítica ao preconceito direcionado à classe artística. 

Em trecho que compõe parte do refrão, “Trabaiano” fala claramente sobre a visão que a sociedade direciona aos artistas, imaginando que “estar de role com os mano”, por exemplo, não faz parte das suas atividades profissionais.  

Segundo Malokero Anônimo, “nós artistas realmente independentes lidamos com o preconceito da sociedade e a dúvida da maioria daqueles que estão ao nosso redor o tempo todo. Cabe a nós revertermos esse quadro através do nosso próprio trabalho e de nossas atitudes” 

A música se faz muito importante neste momento, principalmente pensando em artistas de gêneros musicais que já são subjulgados com adjetivos depreciativos como vagabundos, preguiçosos ou criminosos. Muito pelo contrário: o RAP é ferramenta da periferia para tirar jovens e sonhadores das armadilhas do crime. 

trabaiano

Sobre o Papo de Visão

Papo de Visão é uma websérie autoral da SOUL ART, no qual convida artistas para falar sobre sua visão de mundo e sobre a música.

O projeto busca apresentar aos ouvintes e usuários de internet uma visão mais próxima de acontecimentos do presente, como forma de registro para quem quiser consultar no futuro como pensavam os artistas neste momento.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]