A série da HBO, The Undoing, traz por protagonistas uma terapeuta de casais Grace Frase (Nicole Kidman) e seu marido, um oncologista infantil Jonathan Sachs (Hugh Grant). Lindos, ricos e apaixonados, têm um único filho, um pré-adolescente sagaz que estuda num colégio da alta sociedade de Nova York. Numa reunião entre mães – para produzir um evento para encher os cofres do colégio, – é apresentada à misteriosa e sexy Elena Alves, que diante das socialities atônitas, expõe o seio no grupo para amamentar seu bebê. Esse desconcerto tornará a ocorrer num encontro na academia, onde Elena – espetacularmente nua – entabula uma conversa com uma Grace atraída e constrangida simultaneamente. Mais tarde, reencontrará Elena cercada de homens no evento escolar, depois em prantos no banheiro, e por fim, ao acompanhá-la no elevador, ela a beijará na boca.

As pistas iniciais sugerem um romance lésbico, mas o que vem na sequência é o desfazer das aparências, em que um assassinato violento será cometido, e absolutamente todos são possíveis suspeitos: ela, o marido, o filho, seu pai milionário, a amiga advogada, e outros personagens em rota de colisão com Elena. No centro e desfecho de cada episódio (a série é curta, tem apenas seis), há uma virada que embaralha as verdades e exige que – Grace (e o espectador) – reavalie e reinterprete o que lhe foi mostrado.

 

O que há de podre na polidez dos endinheirados

The Undoing trata do desfazer das certezas de Grace, de sua rotina harmônica e familiar.  Investiga o que há de podre sobre a polidez dos endinheirados, o privilégio das pessoas brancas e ricas, o efeito devastador da mídia. Mesmo no tribunal, onde deveria prevalecer a verdade, uma advogada realiza a desconstrução dos fatos para o público/espectador. The Undoing embarca nas séries de suspense cheias de reviravoltas, daquelas que apesar de trabalhar clichês e esquemas do melodrama e do filme de tribunal, consegue manipular o espectador de uma forma surpreendente.

Nicole Kidman que é sempre ótima, está afiadíssima. Hugh Grant – no papel do marido Jonathan Sachs – consegue, talvez por que agora envelhecido, apagar por completo os trejeitos de galã, surpreendendo com a apresentação de um personagem multidimensional, entre o terno e o maquiavélico. Noah Jupe, o garoto protagonista de It – parte I, enternece e perturba. O veterano Donald Sutherland é responsável por uma das cenas de maior tensão (e ameaça) apenas alterando o tom da voz. Mas poucas coadjuvantes terão a presença que enche a tela como a atriz Norma Dumezweni, que faz a advogada cáustica, estóica e brilhante sem limites para vencer uma causa.

Instigante, sexy, violenta, sofisticada, com texto exato, direção impecável e performances de primeira, The Undoing mostra que o streaming veio para ocupar a ausência no cinema de filmes para pessoas adultas.

[Obs. Todos as séries indicadas podem ser assistidas gratuitamente (com legendas) no app STREMIO, disponível na PlayStore]

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]