fbpx

Soom-T - Capa

Descendente de indianos, MC Soom T, nascida Sumati Bhardwaj, conquistou notoriedade mundial graças a seu estilo vocal, tão sutil quanto distintivo. Desde ’99 coleciona participações em mais de 50 álbuns, numa lista composta por artistas como The Orb, T.Raumschmiere, King Creosote, Miss Kittin, The Bug, Mungos Hifi, Bus e Asian Dub Foundation.

A expressividade dos ideais cantados por Soom T reflete sua longa trajetória de “ativismo político e orientação espiritual”. Durante a adolescência no distrito de Maryhill – região com maior pluralidade étnica da cidade de Glasglow -, Sumati dividiu-se entre períodos de solitude, quebrados exclusivamente pela companhia de seus fones de ouvido, intercalados entre Public Enemy, Rage Against the Machine, Ella Fitzgerald, Lata Mangheskar, Cypress Hill, e tempos fervorosos de engajamento político à frente do “Y Network“, grupo fundado por Soom T e jovens de Glasglow que se propunha a estabelecer novos canais de comunicação entre a sociedade e o poder público, onde Soom era a única jovem advinda de minorias étnicas.

Yhas La Porta Fotografia

Todavia, os resultados de suas atividades políticas pelas vias formais não bastaram para Sumati: foi aí que nasceu a MC Soom T. Aproveitando as fortes raízes musicais de sua família, a MC assume que a transformação de seus ideais em composições foi algo “natural”, potencializado por sua técnica musical nata. A MC revela que através da música pode propagar, com ainda mais força e clareza, toda sua “poesia política”, veiculando sua mensagem de forma direta por todo o mundo.

A sinceridade em suas rimas parece ter surtido efeito. Em 2007 associou-se ao selo escocês Scotch Bonnett , do coletivo Mungo’s Hifi. Essa parceria culminou em seu maior single: Did you really know, que atualmente emplaca mais de 500 mil views no Youtube. Seu último álbum de estúdio, Ode 2 a Carrot, lançado em 2011 sob a produção do alemão Disrupt, do Selo Jahtari, levou Soom T para uma turnê por Japão, China, Europa, Escandinávia, México, EUA, Canadá, Brasil e Índia.

Yhas La Porta Fotografia 2

Ainda em 2011, entrou para o grupo folk escocês Burns Unit – inclusão que levou Soom T a se apresentar no cultuado programa de Jools Holland, na BBC – e lançou seu próprio selo, o Renegades Masters. Este ano a MC lançou dois EP’s com o Mungo’s Hifi, o mais influente soundsystem da atualidade na Europa, além do clip de Our World, filmado inteiramente na Índia, onde atua em diversos projetos sociais.

Clipe lançado no início de 2013:

Soom T em Londres:

Mungos-Hi-Fi-feat.-Soom-T-Bong Bong-EP

Escute o ep Mungo’s Hi Fi ft. Soom T – Bong Bong

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/playlists/6616595″ params=”color=ff0000&auto_play=false&show_artwork=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

Mungos-Hi-Fi-feat.-Soom-T-Listening-bug-EP

Escute o ep Mungo’s Hi Fi ft. Soom T – Bug

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/playlists/6616439″ params=”color=ccff00&auto_play=false&show_artwork=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

Na última sexta a MC abriu sua 3ª turnê brasileira no Clube Glória, em São Paulo, ao lado do Dubatak, e depois tocou no Rio de Janeiro. Soom T também se apresentará em Curitiba, Salvador e Santo André (flyer abaixo) nos próximos dias.

SOOM T em Santo André | BudHashDub | Japa

(Clique na imagem para ir até a página do evento no facebook)

Quer receber nosso conteúdo?
Receba a nossa newsletter

Receba todas as atualizações da SOUL ART!