Contos do Loop trata-se de uma minissérie de ficção científica com viés existencialista. O ritmo é lento, os cenários são mágicos, deslumbrantes e voltados para contemplação.

 

A série Contos do Loop é inspirada na obra do autor e ilustrador sueco Simon Stålenhag, que participa da série como roteirista e produtor executivo, Tales From The Loop conta com oito episódios adaptados por Nathaniel Halpern, o mesmo da série Legion, do canal FX. Cada episódio apresenta uma relativa independência. Há algo de Black Mirror no modo como o efeito da tecnologia age no comportamento das pessoas, no cotidiano. Mas o fantástico também tem espaço nas narrativas.

Contos do Loop mostra, em forma de antologia, a trama segue a rotina dos habitantes de uma pequena cidade aparentemente pacata, mas localizada acima de uma instalação de pesquisa, onde se encontra uma máquina chamada The Loop, capaz de desvendar e explorar diversos mistérios do universo. Isso acaba afetando os habitantes, que experimentam situações inusitadas envolvendo inconsistências temporais, forças que desafiam as leis da física.

Na maior parte da série, a trama gira em torno de duas famílias lidando com traumas diferentes, que sem saber, acabam conectadas por conta da máquina. Vale a pena entrar na série sem conhecimento prévio de alguns elementos porque ela traz revelações significativas, que ao contrário de outras produções do gênero, servem para construir um arco dramático mais importante que a própria ficção científica da cidade.

Um resumo dos episódios, sem spoilers

1º episódio: LOOP (Ciclo)

Introduz o fantástico científico da série. Uma garotinha mora numa cidade pequena com sua mãe e tem grande curiosidade sobre o misterioso trabalho que ela realiza no subsolo de uma instalação conhecida como Loop. Sua mãe desaparece e com ela sua casa, a menina passa a procura-la.

2º Episódio: Transpor (Transpose)

Dois amigos de escola adolescente, opostos fisica e intelectualmente, encontram na flores uma estranha esfera. Ao entrar nela, o mais tímido tem seu corpo transportado para o do amigo.

3º episódio: Estase (Stasis)

Um dos melhores episódios. Ao se apaixonar, uma adolescente oriental tenta fazer o momento durar para sempre. Ela encontra um cilindro perdido num lago. Ela o conserta, rouba uma bateria e descobre, ao lado do namorado, (um rapaz deficiente físico, com deformação num dos pés que o faz coxo) que tal objeto serve para parar o tempo.

4º episódio: Esfera de eco (Eco Sphere)

Um velho leva seu neto até uma estrutura misteriosa conhecida como Esfera do Eco. Ao gritar ela replica as décadas que a pessoa terá pela frente. Episódio fraco e existencialista.


5º episódio: No controle (Control)

Um homem de meia idade flagra um observador noturno da sua filha surta-muda à noite. Com problemas financeiros pesados, filho em coma, esposa insatisfeita, fiação elétrica sempre caindo e dívidas crescentes, ele faz um enorme esforço para manter sua família segura adquirindo (pedindo adiantamento ao patrão) um robô vigilante.

6º episódio: Paralelo (Parallel)

O vigilante negro da cabina do Loop encontra um trator abandonado próximo ao campo onde mora. Dentro encontra o retrato de um homem tocando piano. Fica apaixonado, manda consertar o trator e ao liga-lo é transformado para um mundo paralelo onde existe um duplo seu com a vida que gostaria de ter.

7º episódio: Inimigos (Enemies)

Um garoto é instigado por dois amigos a irem numa ilha misteriosa onde dizem que habita um monstro, apesar dos alertas o pai. Lá é abandonado pelos “amigos” e tem que passar uma noite inteira na chuva e no relento e sobreviver a uma série de armadilhas e um monstro misterioso parece persegui-lo.

8º episódio: Casa (Home)

Um garoto está angustiado com a passagem do tempo, já que as coisas não perduram. Faz perguntas sobre o tempo para mãe, avó, pai. Numa viagem à floresta a busca do irmão tem sua vida mudada pelo congelamento e aceleração do tempo.

Contos do Loop é para pessoas que gostam de temas éticos, filosóficos, existenciais, pelo seu ritmo lento, contemplativo, na contramão de séries que abordam o futuro de modo frenético.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]