Galeria mais antiga de São Paulo apresenta a obra “Coragem”, do artista visual Filipe Grimaldi

A Galeria de Arte André está inaugurando uma obra pública que pode ser vista pelos transeuntes que passam diariamente pela Avenida Rebouças, na altura do número 1.300. Intitulada “Coragem”, a obra é uma pintura do artista visual Filipe Grimaldi, designer gráfico e uma das maiores referências em pintura de letra popular do Brasil.

“Nesse momento de pandemia, estamos mesmo precisando de coragem, por isso a escolha por esta palavra”, conta o artista. O artista mapeia alfabetos e gabaritos de símbolos populares pintados à mão por todo o país e se inspira neles para suas obras. Ele trabalha com tipografias e letras há mais de 10 anos e se especializou em técnicas manuais de caligrafia, lettering e pintura de letra.

Neste caso, ele se inspirou nas letras decorativas amazônicas, feitas em cores primárias, que são as cores que os pintores populares tinham acesso. “Sou letrista e meu trabalho é de resgate de símbolos populares e folclore brasileiros”, conta. O que pode ser visto no entorno deste trabalho é uma referência às pinturas feitas nos para-choques dos caminhões, muito comuns nos anos 1980 no Brasil.

Além do trabalho mural, o artista também fez uma tiragem em gravura que está disponível para compra na galeria e também pelo site neste link.

 

Sobre a Galeria de Arte André

Fundada em 1959 pelo romeno André Blau, a Galeria de Arte André é atualmente referência no mercado de arte brasileira. Com 61 anos de atuação, é considerada a maior galeria de arte da América Latina. Atualmente dirigida por Juliana Blau, a casa ajudou a forjar o mercado de arte no Brasil e passou por diversos endereços até se consolidar na Rua Estados Unidos, entre a Avenida Rebouças e a Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

Referência no mercado de arte brasileira, há décadas a Galeria de Arte André acolhe gerações de artistas e incentiva o surgimento de colecionadores e amantes das artes. Conhecida pelo seu acervo de esculturas e obras de artistas como Aldemir Martins, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Carlos Araujo, Carlos Scliar, Cícero Dias, Clóvis Graciano, Di Cavalcanti, Frans Krajcberg, Guignard, Hector Carybé, Manabu Mabe, Orlando Teruz, Roberto Burle Marx, Sonia Ebling e Tomie Ohtake, entre muitos outros, a casa oferece ao público exposições periódicas e projetos educacionais e culturais.

Texto de Paula Corrêa

 

Serviço

Projeto de grafite “Coragem”, do artista Filipe Grimaldi

Avenida Rebouças, 1385

 

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]