Toda forma de arte pode influenciar positivamente a saúde mental e física dos indivíduos, segundo a OMS

Entregador-arte-de-Apolo-Torres.-Foto-de-Thiago-Siqueira-03

Entregador, de Apolo Torres. Foto de Thiago Siqueira.

Em relatório divulgado em 2019 a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que, desde o nascimento até o fim da vida, a arte influencia a saúde física e mental do indivíduo. Manter contato com as artes visuais, filmes, séries, livros, músicas, entre outras expressões culturais, ajuda a lidar com tristezas, alivia a sensação de solidão e diminui os níveis de estresse.

Durante o período de isolamento social que se estende neste mais de um ano de pandemia, a arte tem sido ferramenta de refúgio e estímulo, colaborando para melhorar o dia a dia das pessoas. Esta afirmação tem base na psicologia:

“A arte estimula a autoconfiança, promove autoconhecimento e resgata a autoestima, possibilitando que o indivíduo ressignifique a existência. Estar em contato com qualquer tipo de arte promove a ampliação da consciência física e mental, desde as crianças nas aulas de artes, até os adultos nos mais variados níveis de acesso à cultura.”, explica a psicóloga Silvia Vasconcelos.

Vida em Movimento, Pardal. Pedro Ricci

Vida em Movimento, de Pardal. Foto de Pedro Ricci.

Fazendo uma observação sobre a cidade de São Paulo, a psicóloga destaca o crescente número de empenas e murais pintados nas ruas da capital paulista: “Neste momento, ver a cidade colorida em meio ao caos que vivemos, entrega um conforto e proporciona bons sentimentos. O contato com a arte é importante para o convívio coletivo.”, completa Silvia Vasconcelos.

A arte tem um papel de conexão entre o mundo externo e as pessoas, não só, mas especialmente em momentos de incertezas, medos e sofrimentos. Por exemplo, para quem trabalha na linha de frente da área da saúde ou precisa sair de casa para exercer a profissão, encontrar artes visuais expostas pela cidade em seus caminhos pode ser um estímulo à reflexão ou até uma inspiração para encarar os desafios do cotidiano.

Para o empresário Victor Barros, sócio-fundador da Dionisio.Ag, primeira agência especializada em arte corporativa do país, nesta época em que as pessoas estão esmorecidas e ansiosas, a arte visual desempenha ainda um outro papel: “Nós escolhemos trabalhar com arte nos seus mais variados formatos e estilos por acreditar na capacidade de comunicação que ela tem, sendo diferente para cada indivíduo, mas igualmente necessária para todos.”

Vida em Movimento, por Pomb. Foto de Rafael Araujo.

Vida em Movimento, de Pomb. Foto de Rafael Araujo.

A agência, que já tem quatro anos no mercado e trabalhos feitos com diversas empresas de grande porte, conta com um portfólio de artistas extremamente versátil, que produzem obras a céu aberto e que se tornaram referência nos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo.

No início de 2021, como parte das celebrações pelos 467 anos de história da maior cidade da América Latina, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo convidou o renomado fotógrafo Guilherme Licurgo e a Dionisio.Ag a realizarem uma intervenção artística imponente e memorável em um dos pontos mais emblemáticos da cidade, a Rua da Consolação, na esquina com a Avenida Paulista.

O print em lambe lambe, estampado em um mural de 35 metros, do projeto (R)EXISTIR – Resistir para existir, é um convite para que todos os paulistanos e, por que não, todos os brasileiros, encarem o momento complexo e cheio de incertezas com coragem e força.

(R) Existir, de Guilherme LIcurgo

(R) Existir, de Guilherme Licurgo. Foto de Guilherme Licurgo.

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo pôde contar com a expertise da Dionisio.Ag para a produção e produção cultural da obra, que abrangem o planejamento, organização, liberação do prédio, segurança, logística, materiais e coordenação de todo o projeto do mural.

Em 2020, para homenagear os entregadores de delivery que vêm se expondo e exercendo um papel essencial para que a sociedade continuasse funcionando normalmente nestes tempos de pandemia, a Dionisio.Ag produziu uma empena junto com o artista Apolo Torres, um dos principais nomes brasileiros da arte contemporânea brasileira.

Localizada em uma das avenidas mais famosas da zona norte da cidade, a Santos Dumont, a obra é um tributo a todos estes profissionais que vêm ajudando tanto o país a se manter pulsante durante este período de isolamento social. O projeto levou cerca de sete dias para ser finalizado, desde todo o processo de preparação da superfície da parede e de produção, até a conclusão da obra.

Artista-Tito-Ferrara-Foto-Uelson-Henkell

Meu Gato Meu Vet, de Tito Ferrara. Foto de Uelson Henkell

Outra manifestação artística que merece destaque é a empena cega pintada para a campanha da ROYAL CANIN®. O objetivo deste mural gigantesco foi conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde dos felinos. Neste projeto, a Dionisio.Ag convidou o talentoso artista Tito Ferrara para desenvolver uma arte que passasse a mensagem da necessidade de levar os gatos ao Médico-Veterinário com frequência. A iniciativa visou fazer com que a vida real imitasse a arte e foi parte do maior investimento em uma campanha de comunicação já realizada pela ROYAL CANIN® no país, intitulada “Meu Gato No Vet”.

A Dionisio.AG se uniu com a Veloe, empresa especializada no pagamento automático de pedágios e estacionamentos, para levar mais cor para a cidade de São Paulo. Os paulistanos que passam pela Av. Rio Branco se deparam com uma obra exclusiva grafitada pelo artista Luiz Pardal.

A empena está localizada no centro da cidade e apresenta uma arte que busca retratar um caminho inteligente e a valorização do tempo das pessoas. O objetivo é tornar o trânsito caótico da região mais leve, assim como tornar a mobilidade poética no cenário urbano mais evidente.

Seguindo o mesmo trabalho que foi feito com o artista Pardal na Av. Rio Branco, a Dionisio.Ag, em parceria com a Veloe, também tornou a Rua da Consolação, outro ponto icônico do centro de São Paulo, mais colorida. Os motoristas e pedestres que passam pela altura do número 927 se deparam com uma obra exclusiva idealizada e executada pelo artista brasiliense Pomb.

A empena está em local estratégico e apresenta uma arte com elementos gráficos que sintetizam a mobilidade dentro das grandes cidades, especialmente por meio das veias urbanas e do personagem característico do artista marcado por traços diretos e minimalistas que estão presentes no mural.

No projeto, a Dionisio.Ag foi a responsável por cuidar da produção cultural para selecionar e viabilizar a pintura junto ao prédio e aos órgãos públicos, além de fazer a curadoria, pré-produção (incluindo nivelamento, recalque e preparação das paredes), produção, logística completa para o artista e equipe e pós-produção.

Sobre a Dionisio.Ag:

A Dionisio.Ag é uma agência especializada em arte que nasceu para unir empresas, pessoas e artistas. Ela oferece um trabalho full service, no qual é responsável pela curadoria, produção artística, produção cultural, execução e entrega dos projetos. Atualmente, conta com um time de artistas de estilos diversos, todos extremamente qualificados, com reconhecimento nacional e internacional. Para conhecer mais sobre serviços, cases e clientes da Dionisio.Ag, acesse www.dionisioag.com.br.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]