Formada em Design de Moda pela Universidade de Belas Artes de São Paulo, Aline Fraga aos poucos foi se descobrindo fora do mundo fashion para se dedicar de vez à pintura e à criação de aquarelas em acrílicos, tecidos, móveis e diversas outras plataformas, sempre com muita cor e alegria em seus traços. Morou em Barcelona e já teve o seu trabalho exposto na Itália, Espanha e Portugal. De volta ao Brasil, Aline nos revelou detalhes de sua obra, confira!
SOUL ART: Como foi o seu primeiro contato com o mundo das artes?
Aline Fraga: Não sei exatamente qual foi o primeiro contato, sempre gostei de desenhar, minha mãe é artista e desde pequena eu desenho. Não me lembro de algum momento na vida que não tenha desenhado.
SOUL ART: Você se considera uma pessoa criativa? Como foi que as coisas começarem a acontecer?
Aline Fraga: Sim, me considero uma pessoa criativa (risos). Em 2010, assim que me formei em Design de Moda, procurei a editora Joyce Pascowitch para oferecer meu trabalho como ilustradora, foi muito gostoso! Trabalhei quase um ano com eles, durante esse ano as coisas foram acontecendo naturalmente, enquadrei algumas aquarelas e fui atrás de clientes, tudo isso foi ótimo e meus pais sempre me ajudaram muito.
SOUL ART: Hoje em dia é possível que um artista possa viver de sua própria arte?
Aline Fraga: Claro que é possível, o difícil para o artista é a objetividade e o compromisso de criar uma rotina de disciplina. Ainda não tenho, quando conseguir conciliar uma coisa com a outra, tenho certeza que viverei somente da minha arte.
SOUL ART: A arte é capaz de transformar a vida de uma pessoa?
Aline Fraga: Qualquer tipo de arte é transformadora.
SOUL ART: Como funciona o seu processo criativo? Você se inspira em outros tipos de arte?
Aline Fraga: Me inspiro com as pessoas. Esse é meu processo criativo. Suas histórias e minhas histórias com elas. Muita conversa. Música é fundamental durante o trabalho.
SOUL ART: Que disco você me recomenda para ouvir enquanto trabalho?
Aline Fraga: Gosto muito de Novos Baianos, Jorge Ben, Cazuza, Tim Maia, Criolo, Bob Marley. Amo ouvir blues também, acho que esse som mexe com a alma. Às vezes escuto mil vezes a mesma música.
SOUL ART: E 2014, qual a boa?
Aline Fraga: Trabalhar muito!
SOUL ART: Para fechar, deixe uma mensagem para os amantes das artes!
Aline Fraga: A arte pode mudar a maneira de você enxergar a vida!
[popup_anything id="11217"]