
Está de volta o Indie Festival de Cinema, dedicado à exibição do cinema contemporâneo nacional e internacional. Focado no cinema independente e autoral, o festival procura exibir obras de longa e média-metragem e apresentar novos diretores. Este ano ocorre nas capitais Belo Horizonte e São Paulo no mês de setembro.
Nesta edição, o Indie 2013 resgata a memória da China através do cinema do diretor chinês Wang Bing, e o inconsciente direcionado à “filosofia do prazer”, princípio da obra do cineasta Jean-Claude Brisseau. Através de relatos de personagens, o cineasta da sexta geração de diretores da Academia de Cinema de Pequim, Wang Bing, mostra com a trilogia de A Oeste dos Trilhos (1999-2003) tudo aquilo que foi condenado ao esquecimento em seu país, diante da situação política que sua terra natal enfrenta no último século. Durante o festival também acontece a pré-estreia de seu último filme, Feng Ai (Til Madness Do Us Part), que documenta a rotina de doentes mentais isolados em um hospital no sudoeste da China.
Já na retrospectiva de Jean-Claude Brisseau se atravessa a memória do inconsciente, passando por pudores, pulsão sexual e indo muito além dos apelos eróticos que os filmes do francês aparentam à primeira vista. Lembrando que os filmes partem do ponto de vista masculino, o cineasta deu o que falar nas cenas que exibem masturbação, sexo coletivo, sadomasoquismo e experiências eróticas, e que marcaram imensamente sua carreira com os filmes Coisas Secretas (2002), Os Anjos Exterminadores (2006) e A Aventura (2008). Os fantasmas, ou as recorrentes aparições de espectros femininos em seus filmes não poderiam faltar nessa mostra, sempre aos cantos dos corredores em constante observação do ambiente.
O Indie 2013 também traz um especial dedicado ao universo dos zumbis, na mostra Zombie Indie, apresentando a produção recente de horror brasileiro, em que os pudores, a violência e a monstruosidade são bem diversas, comparados aos zumbis dos seriados norte-americanos. Destaques para Porto dos Mortos (2010) de Davi Oliveira Pinheiro, Mar Negro (2013) de Rodrigo Aragão e Zombio 2: Chimarrão Zombies (2013) de Petter Baiestorf.
O Indie 2013 este ano está macabro, misterioso e sexy. Quais imagens você vai querer gravar depois de tanta diversidade fílmica? Garanta seu ingresso, porque depois ficam só as lembranças.
INDIE FESTIVAL 2013
http://www.indiefestival.com.br
https://www.facebook.com/events/499874496770141/
Quando?
Belo Horizonte – 6 a 12 de setembro
São Paulo – 20 de setembro a 3 de outubro
Onde?
Belo Horizonte – Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, Cine Humberto Mauro e Usiminas Belas Artes
São Paulo – CineSESC e CineOlido
Quanto? Grátis – retirada de ingressos no local
*Palavras da Diretora Indie Festival – Francesca Azzi
**Fotos dos filmes Os Anjos Exterminadores (Jean-Claude Brisseau) e Computer Chess (Andrew Bujalski)
[popup_anything id="11217"]



