Habitante da Terra da Garoa desde que nasceu, o aquariano Murilo Yamanaka (24) sonhava, como muitos garotos, em ser jogador de futebol. Porém, é com seu projeto fotográfico focado em Street Style que hoje o jovem está conquistando seu lugar ao sol.
Murilo iniciou seu contato com fotografia de uma maneira que pode ser considerada inusitada para os dias de hoje, utilizando uma câmera analógica que comprou de um colega do hotel onde trabalhava, há cerca de três anos. “Um dia, o segurança do hotel levou uma câmera analógica (filme) e perguntou se eu tinha interesse em comprá-la. Na época, ainda frequentava alguns shows e sempre quando via alguém fotografando as bandas, eu ficava afim de fotografar. Daí acabei comprando a câmera dele”. A partir de então, o paulistano começou a estudar fotografia (livros e internet foram grandes aliados) e decidiu por abandonar seu emprego no hotel para investir na carreira fotográfica.
Cerca de quatro meses após sair do hotel, começou a estagiar para o fotógrafo Edouard Fraipont, onde desenvolvia trabalho em estúdio e, nesse período, resolveu ingressar num curso de fotografia. Após trabalhar por quase um ano com Edouard, Murilo iniciou outro estágio, dessa vez com o fotógrafo Eduardo Barcellos, com quem aprendeu muito sobre como utilizar a luz natural. “Os dois eu admiro muito. Não só por serem duas pessoas que sempre me ajudaram, mas também porque são ‘baitas’ fotógrafos. Vêm da época do filme, então acabam trabalhando sempre com muito cuidado, como se cada clique fosse um filme 35mm”.
Tendo as ruas de São Paulo como principal palco para a realização de seu projeto, Murilo enxerga a moda além do efêmero mostrado nas passarelas das semanas de moda: “O que você vê na rua é a maneira como as pessoas muitas vezes trocam a função primária das peças, como as combinam com coisas que teoricamente não deveriam ser combinadas…”. E foi exatamente essa capacidade das pessoas de levarem a moda pra rua de maneira prática, colorida e poética, que atraiu o fotógrafo e o fez levar seu projeto adiante.
Além da cidade de São Paulo, o fotógrafo também foi pra Santiago (Chile) para capturar imagens do que rola nas ruas de lá. Graças a essa viagem, o projeto exposto em seu Tumblr foi comentado em sites como FFW, Viste la Calle (Chile) e New York Times (Estados Unidos).
Durante o processo fotográfico, Murilo procura não intervir na vibe de seus ‘modelos’, a fim de chegar a um resultado mais orgânico/humano. O objetivo do projeto é fazer com que a pessoa se sinta à vontade sendo quem ela é em essência, corpo e vestimenta.
Para ver mais, acesse:
http://muriloyamanaka.tumblr.com/
[popup_anything id="11217"]