Tour guiado pelo do Centro de SP vai contar história do Modernismo na cidade em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna

O passeio abordará a história do Modernismo a partir da arquitetura, monumentos, obras de arte públicas “escondidas” e declamação de poemas, em uma caminhada com a intenção de transportar o público para as primeiras décadas do século passado.

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, o Tour Guiado a pé pela região do Centro Velho e Novo da cidade de São Paulo, “Em Busca dos Modernistas”, conta a história da Semana de 22, que completa 100 anos no dia 13 de fevereiro. Organizado pelo Pátio Metrô São Bento, o passeio acontece em todos os sábados do mês de fevereiro. O roteiro foi criado pela guia de turismo Tereza Cristina Ferreira Batista do projeto São Paulo com Afeto.

A Semana de Arte Moderna foi um verdadeiro marco na história de São Paulo. Considerada um divisor de águas na cultura do Brasil, foi organizada por um grupo de intelectuais e artistas no ano da celebração do Centenário da Independência. A defesa de um novo ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural brasileira fizeram do modernismo sinônimo de um “estilo novo”, diretamente associado à produção realizada sob a influência de 22.

modernismo

O evento aconteceu entre 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, e contou com a exposição de obras de arte no saguão do teatro, além de palestras, declamações de obras literárias e apresentações musicais nas noites dos dias 13, 15 e 17 de fevereiro. A principal função da Semana de 22 para a história da arte brasileira foi romper o conservadorismo vigente no cenário cultural da época. Não havia um conceito que unisse os artistas, nem um programa estético definido. O objetivo era destruir o status quo, o que conseguiram anos depois.

O roteiro
O tour “Em busca dos Modernistas” conta a história do movimento a partir da arquitetura, monumentos, fotografias, poesias e literatura. Em uma caminhada que transportará o público para as primeiras décadas do século passado, o roteiro estabelece uma conexão entre o Centro, a história de São Paulo, o Movimento Modernista, suas personalidades e sua produção artística.

Naquele momento próspero, a sociedade paulistana se transformou diante do crescimento vertiginoso, fruto da expansão cafeeira, da indústria crescente, da vinda de imigrantes e da ferrovia. O mercado das artes e da arquitetura acompanhou todo este progresso.

Esta grande efervescência no campo das artes e costumes, culmina na famosa Semana de Arte Moderna de 1922. O passeio resgata a memória e a presença dos Modernistas na São Paulo do começo do século XX, passando por locais onde Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral, frequentaram e fizeram história, seja com seus encontros profissionais, acadêmicos, literários, artísticos e até mesmo amorosos.

Um passeio para se viajar no tempo através de fatos, versos, construções, escândalos e poesia pelo Centro de São Paulo.

Conheça o trajeto:
– Pátio Metrô São Bento
– Rua São Bento
– Pça Antonio Prado
– Rua Líbero Badaró
– Praça do Patriarca
– Largo da Misericórdia
– Viaduto do Chá
– Rua Barão de Itapetininga
– Praça da República
– Biblioteca Mário de Andrade
– Pátio Metrô São Bento

Serviço:
Tour Guiado – Em Busca dos Modernistas
Realização: Pátio Metrô São Bento e São Paulo com Afeto
Dias: Todos os sábados de fevereiro (5, 12, 19 e 26)
Saída: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia
Horário: às 11 horas (retirada de senhas a partir das 10h30)
Sujeito à lotação
Duração aproximada: 3 horas
Valor: Grátis

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]