A escola alemã conhecida como Bauhaus foi fundada pelo arquiteto Walter Gropius no século XX, hoje é famosa por ter sido uma das maiores expressões do modernismo e por ter revolucionado o design e arquitetura, além disso Bauhaus intensificou a busca de novos formatos para a arte vanguardista

Qual era a proposta da escola Bauhaus?

Como qualquer outra escola, o objetivo principal era concentrar o maior número de profissionais, estudiosos e pesquisadores que pudessem não somente desenvolver projetos essenciais e inovadores, mas transmitir para novos alunos.

A escola foi fundada com a combinação de arquitetura, academia de artes e projetos de integração. Assim, os próprios alunos desenvolveram projetos que mais tarde foram comercializados e colocados em exposições.

Os criadores e principais fundadores fizeram a junção de arte e indústria, assim finalmente estavam dando fim para a distinção entre artesãos e artistas.

 

Quais as principais características de Bauhaus?

Uma das principais características da construção e das ideias dentro da escola Bauhaus foi a união entre artistas e artesãos.

Na época (e em algumas situações atuais) artesãos diziam que seus artesanatos eram um tipo de arte e, isso era desmentido pelos artistas e vice versa.

Apesar da tão esperada união, a escola também tem como característica:

  • Uso de materiais inovadores (madeira, aço, vidro, pedras)
  • Funcionalidade de produtos artísticos;
  • Arquitetura e urbanismo;
  • Influência do construtivismo;
  • Investimento em criatividade e inovação;

 

Quais foram os principais objetivos de Bauhaus?

A escola tinha um conceito muito importante, Bauhaus focava em um conceito único e manual: a sua preocupação agora não era somente com o estético, mas sim com a funcionalidade.

O objetivo era unir a arte, o artesanato e a tecnologia em um único espaço. Principalmente por surgir diversos conceitos da era industrial, ou seja, Bauhaus queria produzir peças com preços mais acessíveis e produzir em massa.

Apesar do enfoque principal, o lado artístico nunca foi deixado de lado, pelo contrário, os artistas e artesãos começaram a desenvolver uma parceria que resultou em obras inspiradas pelo mundo inteiro.

 

O que foi a Bauhaus e qual a sua importância na história do design?

Bauhaus é um termo alemão que significa “Casa da Construção”, a importância e as conquistas a partir do projeto do arquiteto Walter Gropius influencia até hoje áreas como:

  • Arquitetura em geral;
  • Design de interiores;
  • Design de móveis;
  • Paisagismo;
  • Artes plásticas;

É fundamental lembrar, que o idealizador estava fortemente influenciado pelas vanguardas modernistas européias e ele próprio foi um dos “carros-chefes” do modernismo.

A importância da escola Bauhaus foi finalmente conquistar a união de artistas e artesãos. Walter viu esses dois grupos como grandes potências capazes de desenvolverem grandes projetos, resultado:

No que se refere à estrutura, criação, projetos e arte em si, Bauhaus foi uma das escolas que mais ousaram. Segundo a comentarista Lary McGinity, o ensino da escola refletia uma visão utópica da comunidade de artesãos e artistas.

Por anos a escola Bauhaus foi aplaudida como referência no desempenho de estudos de matérias, hoje os projetos ainda são utilizados como objetos de estudos para linha de pensamento – influenciando novos projetos.

 

Como que os nazistas viam a Bauhaus?

Os nazistas opuseram-se à Bauhaus durante a década de 1920, bem como a qualquer outro grupo que não seguisse sua orientação política. A escola foi considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali.

A destruição da arte moderna aconteceu quando o líder nazista queimou diversos livros em praças públicas, fechou a Bauhaus e confiscou diversas obras e esculturas, que foram destruídas, perdidas ou até leiloadas para financiar o regime.

Essa ação do regime nazista teve uma situação conhecida como a arte degenerada, conhecida como uma exposição que criticavam o desequilíbrio, harmonia e perfeição do cenário alemão da época.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]