Diretamente da Tunísia, em tempos de turbulência política e através de cores, curvas e uma caligrafia autodenominada de calligraffiti, El Seed mistura as técnicas de arte de rua com a tradicional caligrafia árabe e questiona até que ponto a arte serve como um vetor de mudança social e econômica em seu país.
“Eu me considero um pouco de calígrafo. Pratico a arte a partir de sinais de uma maneira expressiva, harmoniosa e habilidosa.”
“Permaneço fiel à minha filosofia e minha abordagem artística, sem considerar o que parece popular e comercial no mercado da arte.”
Para aliviar as tensões entre extremistas religiosos e a comunidade criativa, El Seed desenvolveu o maior mural do país, na Mesquita Jara, em Gabes, representando ostensivamente um marco de paz e liberdade através das palavras do Alcorão: “Oh homem, criamos você de um homem, de um povo e tribos para que você possa conhecer cada um deles”.
El Seed descreve esse trabalho como uma mensagem de unidade e tolerância, algo que a população da Tunísia parece ter esquecido.
“Embora o significado literal do mural seja perdido em alto-falantes não-árabes, o sentimento ainda é transmitido através do artista que sempre dissolveu as fronteiras sociais, trazendo a arte para as ruas.”
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