O Leilão na Fonte se consolida como forma de democratizar o acesso à arte, realizado em parceria com a Úmida Arte, desde 2017 utiliza o perfil no Instagram @leilaonafonte como única ferramenta de operação.

O projeto, que chegou a 10 edições, já vendeu mais de 150 obras de mais de 70 artistas, e estima-se que tenha arrecadado cerca de 90 mil reais, valor distribuído para artistas, instituições e revertido como pagamento do custeio do leilão.

Foto | Reprodução/Internet

[dropcap size=big]O[/dropcap]s recursos da próxima edição, que abre neste dia 18 de junho, serão destinados à Casa Amarela, localizada no Morro da Providência, projeto criado pelo artista francês JR que atende crianças com projetos educacionais e culturais de forma gratuita. Os lances foram abertos esta semana e participantes de qualquer cidade do Brasil podem fazer suas ofertas. Às obras arrematadas, têm-se a opção da entrega ser realizada via frete normal, o que se apresenta como uma boa oportunidade para adquirir excelentes obras por valores acessíveis.

Dentre os reflexos positivos provocados pelo leilão, pode-se dizer destacar a visibilidade e comercialização de obras de artistas novos, oriundos das comunidades, criando a cultura do exercício da arte como profissão, como reconhecimento. Pelo fato de a venda das obras iniciar com o lance de “zero real”, elas acabam sendo arrematadas por valores acessíveis, trazendo novos públicos para a prática do colecionismo de arte. Ao final, o lucro é revertido para ongs educacionais, como um exemplo de que é possível fazer o que se gosta e ajudar as pessoas.

Acme – Foto | Reprodução/Internet

Na opinião do artista Acme, que já participou de vários leilões, a ação da Úmida Arte abre portas para novos artistas conseguirem visibilidade. “É uma coisa boa para novos talentos. Em um país em que é difícil ser artista e consumir arte, ter uma plataforma virtual que articula isso é muito bom. A galeria é um local mais elitizado, às vezes você tem até medo de entrar, e ali é virtual… se você gosta da obra, dá um lance e participa do processo.” diz Acme.

Quando o artista Rafael Meggetto, um dos sócios da Úmida Arte, realizou seu primeiro leilão ainda em seu perfil pessoal no Instagram, não imaginava que a ideia se tornaria um projeto com tanta mobilização em torno da arte. Começar um leilão sem lance inicial parecia uma ideia surreal, mas, na época, ele queria que sua arte chegasse até a casa das pessoas, vivia uma nova fase na carreira, migrando do design gráfico, do escritório, para o ateliêr de pintura, criando arte autoral. Queria escoar uma antiga produção, para que o novo viesse.

Rafael Meggetto – Foto | Reprodução/Instagram

“No mesmo momento, antes de começar a leiloar, decidi que parte do que eu conseguisse arrecadar seria destinado a algum projeto social, queria ajudar de alguma forma pessoas mais necessitadas com a minha arte”, conta o artista. O “Arte Salva” foi o primeiro a receber apoio do leilão, projeto que ajuda crianças do Lixão de Gramacho.

“Foi um sucesso! Consegui, em dois meses de leilão, arrecadar para o projeto quase o valor de um ano de doação! Isso me motivou e com o tempo pensei que esta ideia poderia envolver outros artistas e mobilizar novos públicos”, diz Rafael.

Acesso à arte

O Leilão na Fonte tem como principal objetivo dar o acesso à arte. Nas palavras de Rafael: “É um presente do artista para o público, pois começa do valor zero, uma chance única do público ter acesso a excelentes obras”. Além da formação de novos públicos, também é uma forma de um artista que está estreando no mercado poder apresentar seu trabalho, fazer com que sua obra chegue à casa das pessoas, perceber como as pessoas se relacionam com sua obra. De acordo com o artista, é possível levantar muitas informações sobre o comportamento do público. “Diante da crise, o Leilão na Fonte tem sido um excelente instrumento de manter a circulação de arte ativa, um lugar único para novos colecionadores conseguirem boas peças, afinal, começamos sempre do zero, e essa é a brincadeira”, completa.

Filantropia

Um dos princípios do Leilão na Fonte é a filantropia. Parte dos recursos do leilão é destinada para entidades filantrópicas. Dentre as casas que já receberam doações temos: Adapt Surf, Favela Brass, Arte Salva, Projeto Papo com zero, Solar Meninos de Luz, Roda Cultural do Terreirão, Fórum Faz Cultura, Anjos do Picadeiro e Mariscarte.

Os recursos do próximo Leilão na Fonte, que abre neste dia 18, serão destinados à Casa Amarela, que também funciona como residência artística e recebe projetos especiais, todos voltados para dar às crianças do entorno mais acesso a educação e arte e visibilidade global à comunidade. Para os próximos leilões, já estão programados o Projeto Fêmea Alma Fala e o projeto Papo na Escola.

O slogan do Leilão na Fonte, “Onde pinga não seca”, faz referência a continuidade como caminho para a prosperidade, refere-se também à tendência contemporânea de compartilhamento, colaboratividade e inclusão, que são verdadeiros mantras dos sócios Rafael Meggetto, Marcio Regaleira e Rafael Carvalho na condução das atividades da Úmida Arte, produtora artística que também articula projetos de arte, murais e intervenções, marketing institucional e filantropia.

Quem quiser participar do Leilão na Fonte basta seguir o perfil @leilaonafonte.

 

Ver essa foto no Instagram

[Leilão Valendo] Estão valendo os lances para a linda obra da artista Luiza Furtado @luizafurtado__ ! ?? ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ * O Leilão na Fonte não tem lance inicial, ou seja, qualquer lance já está valendo. ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ** Para dar seu lance comente o valor desejado neste post. Vence o maior lance comentado até/durante o encerramento ao vivo pelo instagram @leilaonafonte Domingo 30/06/2019, a partir das 20:00! Serão válidos também os lances feitos durante a transmissão ao vivo! ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ *** Parte de toda renda arrecadada vai para a Casa Amarela da Providência @casaamarelaprovidencia ! ?????????? ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ – – – – – – -⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ Título: “O olhar: Cores de Coração”⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ . Luiza Furtado Acrílica sobre tela. 50cm x 50cm #OndePingaNãoSeca #arteparatodos #casamareladaprovidência #arte #art #artrio #auction #artauction #leilãodearte #LeilãonaFonte #sparte #art #graffiti #streetart #art #arte #amor #inspiraçãoconsciente #ÚmidaArte

Uma publicação compartilhada por LEILÃO NA FONTE (@leilaonafonte) em

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]