Pra quem resolveu curtir o carnaval pelas bandas de sampa não faltaram opções do que fazer para se divertir pela cidade. Uma delas foi a passagem da banda Hypnotic Brass Ensemble pela cidade de São Paulo no 19 PercPan (Panorama Percussivo Mundial) com o show de abertura do Projeto Coisa Fina no SESC Pinheiros. A SOUL ART também esteve por lá para bater um papo com os integrantes da Hypnotic Brass Ensemble!
Em sua terceira visita ao país, a banda do sul de Chicago formada por oito irmãos filhos de Philip Cohran da Sun Ra Orchestra é o legado de uma família de músicos que sempre teve como referência as matrizes africanas em sua música. Desde à infância os irmãos já estavam envolvidos com a música do pai que mantinha um espaço atrás de sua casa chamado Sun Ark dedicado ao ensino musical onde ocorriam encontros batizados de Circle Of Sound. Desses encontros surge o interesse dos irmãos em aprender música e desde então começaram a se dedicar à prática musical.
Um fato interessante e que marcou o início dessa história foi quando ainda não possuíam instrumentos de sopro para tocar e faziam coros a capella, misturando cânticos e “spirituals” que ouviam nas igrejas com as levadas e beats de rap que ouviam nas ruas. Dessa mistura surge o Hypnotic Brass Ensemble: uma banda que tem como referência as origens da música afro-americana (Gospel, Jazz, Soul, Funk) dialogando com estilos como o Hip-Hop, Rap, Reggae e Afrobeat. O resultado dessa mistura é uma música envolvente e ao mesmo tempo dançante que, como o próprio nome já diz, é algo hipnotizante! Impossível não se deixar levar, as apresentações do grupo são sempre contagiantes e impossível de ficar parado. Confiram e vejam com seus próprios olhos o que rolou em uma das apresentações.
Os dois dias seguidos de shows no SESC Pinheiros que abrigou o 19 PercPan nos dias 9 e 10 de fevereiro também contou com a participação da big-band Projeto Coisa Fina que revive a obra do mestre Moacir Santos tocando temas do célebre maestro e compositor de Afrojazz. A big-band que está há um bom tempo na estrada divulgado esse tipo de formação e repertório faz parte de um coletivo de big-bands chamada Movimento Elefantes que costumeiramente se apresenta as segundas-feiras no Teatro da Vila com uma proposta de pague o quanto vale após o final de cada show.
Fotos: Pepe Guimarães (F14 Fotografia)
Para mais informações acessem: Site oficial Hynotic Brass Ensemble
Projeto Coisa Fina | Movimento Elefantes | Panorama Percussivo Mundial
[popup_anything id="11217"]