Daura Menezes, artista da UP Time Art Gallery, é a responsável pelas fotografias da exposição de arte 3D que foram inseridas digitalmente nos outdoors da cidade litorânea de São Paulo

A escassez de belezas negras na publicidade, na moda, na TV e no cinema incomoda, é para resolver este problema que a exposição de arte 3D se propõe. Onde estão as mulheres lindas que vemos nas ruas? É com esse questionamento que a artista e fotógrafa Daura Menezes realiza, com o apoio da Prefeitura de Santos e em parceria com a UP Time Art Gallery – galeria de arte itinerante que busca democratizar a arte independente e contemporânea -, lança a “#Eu Soul 013”, exposição de arte virtual e 3D que nasceu com o objetivo de fazer o mundo enxergar que beleza não tem cor, mas alma.

“Fotografei diferentes mulheres negras da minha cidade natal, Santos, entre agosto e outubro de 2020, e posteriormente, todos os outdoors das principais avenidas e espaços. Com a ajuda da tecnologia, inserimos os retratos nesses lugares de destaques, que é onde elas merecem estar”, explica Daura, que reconhece a mudança dos padrões de beleza na arte considerada clássica, mas ainda enxerga como realidade a ausência da diversidade racial. “Já que o mundo tem sido historicamente injusto com a mulher negra, queremos levantar a bandeira da beleza como arma na luta contra o preconceito”, complementa.

Segundo a artista, o nome Soul faz referência ao verbo “ser”, para lembrar as mulheres que elas nasceram para ser o que quiserem e que vieram para dizer a frase “Eu sou” do mais profundo de sua alma, nascendo a expressão “Eu Soul”. “Essa referência, tanto no sentido de alma como no de sentimento, faz justiça a essa sensibilidade racial que precisa ser valorizada e ganhar a visibilidade que sempre mereceu. Já o 013 tem ligação com o DDD da cidade que tanto amo e admiro, enquanto a hashtag (#) foi incluída para simbolizar a internet e essa nova forma incrível, segura e prática de consumir arte”, conta Menezes.

Com acesso para todos os públicos, a exposição online está disponível 24 horas, todos os dias da semana, até 04 abril, no site da UP Time Art Gallery.

Exposição 3D – #Eu Soul 013

Artista: Daura Menezes
Curadoria: Marisa Melo – fundadora da UP Time Art Gallery
Patrocínio: O projeto contou com premiação do Concurso Cultural – Lei Aldir Blanc – Prêmio Alcides Mesquita, que disponibilizou recursos advindos do Fundo Nacional de Cultura – Governo Federal, a partir da Lei Federal no. 14.017, de 29 de junho de 2020, através da Prefeitura Municipal de Santos.
Exibição: 04 de fevereiro a 04 de abril

Sobre Daura Menezes

Artista brasileira nascida em Santos, cidade litorânea de São Paulo, navega em dois mundos artísticos. A dança faz parte de sua vida desde sempre. Ela é bailarina. O contraponto ao movimento veio na paixão pela fotografia. Para viver com intensidade essa entrega, Daura deixou de lado uma carreira corporativa bem-sucedida para se dedicar exclusivamente à arte. Mudança que, em suas palavras, resultou na plenitude de uma vida com mais significado. Daura trabalha suas fotografias no estilo P&B (Preto & Branco), mas também com as cores, fazendo os retratos adquirirem um caráter libertador, principalmente no universo feminino.

Exposição de arte 3D

Sobre UP Time Art Gallery

Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, artista, curadora artística e crítica de arte, a galeria de arte alcança mais de 30 países ao redor do mundo, isso porque ela funciona em formato digital desde o seu nascimento, apresentando mundialmente exposições 3D e exposições regionais presenciais com um time de artistas distintos.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]