Em 11 de setembro de 2001 o mundo presenciou uma série de atentados terroristas ao World Trade Center, nos Estados Unidos. Anos mais tarde, na tentativa de amenizar tamanho estrago, artistas do mundo todo produziram artes que homenageiam as vítimas da tragédia, na tentativa de confortar os que perderam familiares e amigos  naquele dia.

Imagens do World Trade Center - Estados UnidosImagens do World Trade Center – Estados Unidos

 

Um mundo sensibilizado

Após alguns anos do ataque às torres gêmeas, o mundo se sensibilizou. Foram quase 3.000 vítimas dos ataques terroristas da AI-Qaeda e isso fez com que os olhos humanos voltassem para a difícil superação que as famílias das vítimas iriam enfrentar.

 

A arte, a homenagem

Em 2018, o artista brasileiro Eduardo Kobra fez uma arte que homenageou os bombeiros que trabalharam nos ataques terroristas em 11 de setembro

 

A arte foi feita em um prédio na rua 49, em Nova York. O artista em entrevista a um jornal americano, disse que “Essa imagem conseguiu transmitir todo esse sentimento, por causa da posição em que ele estava. O lamento, a sensação que o bombeiro demonstrou. Ele estava lutando por algo muito difícil”.

Bravos do 11 de setembro - Eduardo Kobra

Bravos do 11 de setembro – Eduardo Kobra

 

As artes são memoráveis e respeitadas por todos os americanos. Além disso, há também homenagens nas ruas próximas e no próprio local do ataque, lembrado até os dias de hoje.

Outro artista que também homenageou os heróis do ataque em 11 de setembro, foi o artista italiano Maurizio Cattelan, apresentando uma dramaturgia para a mostra solo em Milão.

Na mostra é encontrado um homem deitado em posição fetal ao lado de um cachorro, evocando nascimento e a vulnerabilidade, também é possível encontrar o famoso Breath Ghosts Blind, uma espécie de torre com um avião transpassado no seu topo, representando o momento do acontecimento.

 Breath Ghosts Blind

 Breath Ghosts Blind

O terror

Imagens transmitidas em tempo real para todo o mundo, marcou um dia de terror e sofrimento, a partir daquele dia o mundo nunca mais foi o mesmo.

O assunto dominou o ano de 2001 e apesar dos anos, essa questão tem sido pauta da grande maioria das mídias: “após 20 anos, duas vítimas reconhecidas pelos médicos legistas”.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]