Lenda viva do reggae, Max Romeo se apresentou junto com a Leões de Israel na Jamboree em 2019, com registro exclusivo da SOUL ART.

Em comemoração aos 42 anos do disco War Ina Babylon, o jamaicano Max Romeo se apresentou em 2019 no Jamboree, São Paulo. Na ocasião, a SOUL ART Vídeos teve o privilégio de registrar a apresentação.

Com mais de 50 de carreira, o cantor é uma das maiores unanimidades da música jamaicana para o mundo.

A carreira de Max Romeo teve início no pequeno grupo The Emotions (1965), que dava os primeiros indícios do que viria a ser o gênero reggae como conhecemos hoje. Com uma pegada bem característica dos anos 60, a era conhecida como Rocksteady trazia músicas para dançar agarradinho sem deixar de estar na Jamaica.

Falando de forma quase técnica, o Rocksteady é semelhante ao ska lento (com metade da velocidade), a voz se junta ao piano substituindo o trombone, e o baixo ganham mais evidência, mais proeminentes e sincopados, enquanto os instrumentos de metal têm sua importância diminuída.

Max Romeo

Cantor jamaicano Max Romeo tem mais de 50 anos de carreira.

 

Percursor do reggae no mundo

Este gênero foi um dos precursores do reggae. Com uma velocidade moderada, permitia uma dança mais sensual, virando febre na época em que lançavam-se tecnologias em sistemas de sons. Muitos artistas de reggae começaram tocando Rocksteady ou saíram de grupos vocais deste gênero para a carreira solo, como por exemplo: Junior Biles dos Versatiles, John Holt dos Paragons, e Bob Marley dos Wailing Wailers.

Max Romeo também foi um dos responsáveis pela criação do Early Reggae, período em que o gênero ficou mundialmente conhecido, e Wet Dream (1968) se tornou um hit Top 10 no Reino Unido, além de ser um grande sucesso na Jamaica.

Por conta de sua letra sexualmente explícita, Wet Dream foi censurada pela BBC Rádio, o que não impediu de se manter por seis meses entre as músicas mais ouvidas dos países britânicos. Romeo afirmava que a composição falava de um telhado vazando.

War Ina Babylon

Após quase 10 anos de carreira solo, Max Romeo lançou o álbum que foi considerado seu melhor trabalho: War Ina Babylon (1976). Com temática política e religiosa, o disco inclui seu single mais popular Chase the Devil, que ganhou clipe na época.

No período em que foi gravado o disco, Romeo estava bem envolvido com o processo de democratização da Jamaica, escrevendo músicas defendendo o socialista Partido Nacional do Povo (PNP), que escolheu sua canção “Let the Power Fall” como tema para as eleições gerais de 1972 na Jamaica. O país ainda é uma colônia da Inglaterra.

Ouça o disco completo no Spotify:

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]