O show do duo jamaicano The Pioneers e Leões de Israel contou com registro da SOUL ART

No sábado 10 de agosto de 2019, os palcos do Fabrique Club ficaram pequenos para receber os pioneiros do Early Reggae mundial, The Pioneers. Diretamente da Jamaica para São Paulo, a banda se apresentou ao vivo na Jamboree ao lado dos Leões de Israel.

 

 

The Pioneers originalmente é um trio jamaicano que se juntou em 1960, momento em que o rockystead estava em evidência, sendo grandes representantes do movimento musical.

A visibilidade do grupo se deu quando Longshot, uma música sobre um cavalo de corrida que não obtinha sucesso, foi lançada. Mas a liderança nas paradas de sucesso da Jamaica se deu com a música Samfie Man, sobre um trapaceiro de confiança.

 

 

O cavalo da música que os levou ao reconhecimento também rendeu frutos futuros. Ao saber que o cavalo tinha morrido, Leslie Kong, um dos integrantes do trio naquele momento, insistiu para que escrevessem e gravassem outra faixa sobre o assunto. A música se tornou um sucesso instantâneo.

O reggae e os skinheads

Uma característica curiosa da música jamaicana é sua aderência no Reino Unido. Sendo uma colônia da Inglaterra até hoje, as periferias e bairros operários da monarquia aderiram ao estilo proposto pelos grupos africanos.

Skin heads e reggae

Skinheads e negros jamaicanos festejando juntos ao som de Early Reggae

Impulsionados pelo som das gravadoras Studio One, Treasure Isle, Trojan, Blue Cat Label e Blue Beat Records, os skinheads Trojan ingleses – os não racistas, oriundos das várias culturas operárias daquela época, protagonizaram um dos capítulos mais interessantes da história do reggae.

Imigrantes e artistas jamaicanos se misturavam aos “rude boys” carecas na periferia de Londres, dialogando com soul e os mods, criando um dos estilos mais comerciais e divertidos entre música jamaicana feita na Inglaterra até o momento: o Early Reggae.

Long Shot Kick de Bucket teve especial aderência pela tribo e foi um grande sucesso em 1969, levando os The Pioneers a uma turnê pelo Reino Unido e razão pela qual o trio resolveu se mudar para lá.

 

 

You & Me On a Jamboree

Com objetivo de fomentar a cena reggae em São Paulo, o projeto nasceu como um blog e se tornou uma festa que levava aos sound systems da cidade as melhores referências no gênero.

Com o sucesso dos eventos, Greg Fernandes e Alex Jurássico, idealizadores do You & Me On a Jamboree, cruzaram além mar e trouxeram ao Brasil pela primeira vez vários discos e artistas lendários da Jamaica.

Alex Jurássico

Alex Jurássico discotecando durante uma das festas da You & Me On a Jamboree

A Jamboree Party já teve a ilustre presença de ícones como Max Romeo, The Pioneers, Jackie Bernard, Dexter “Echo” Campbell, The Ugly, King Stitt e o brasileiro Serralheiro.

Com tamanho sucesso das edições, os idealizadores já levaram suas discotecagens para outros cantos do país e do mundo, como Espanha, Argentina, México, Colômbia e Paraguai.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]