Natural de Niterói, Rio de Janeiro, com 40 anos de idade e oito após ter lançado um dos melhores discos da história do rap brasileiro — Babylon By Gus Vol. 1: O Ano do Macaco (2004) — Gustavo Black Alien acordou, não queimou a casa e se livrou do rato. Pra Quem A Carapuça Caiba é um desabafo de dias sem luz em formato de novo single. Para nós, fica o sinal de que Babylon By Gus Vol. 2 está próximo. Escute o som e compreenda melhor:
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/65733163″ iframe=”true” /]
Para quem não sabe, Gustavo estudou nas melhoras escolas de Niterói e desde os 12 anos de idade fala inglês fluentemente. Aos 15 anos esteve em oito países da europa. Conheceu museus, pontos turísticos e culturas diferentes. É fã de cinema ao ponto de parafrasear clássicos em suas letras.
Em 1991, Cláudio Márcio intimou Gustavo a cantar em sua banda (Speed Freaks) e assim se deu o início da carreira do niteroiense, que já foi até chamado de “Chico Buarque do rap”. A verdade é que ele sempre esteve à frente de seu tempo.
Um recado de “macaco velho e escaldado, meio rancoroso e magoado” foi disparado em entrevista realizada pelo site Hempadão em janeiro de 2012: “Sem hipocrisia, tenta estudar. Faça perguntas, não tenha vergonha de perguntar. Estude de verdade, vá a bibliotecas. Com 15 anos de idade não está na hora de fumar bagulho, ta na hora de ficar esperto. Não dê o que a babilônia pede, que é fazer as coisas antes da hora certa”.
Recentemente, questionado se faria uma participação na turnê da volta do Planet Hemp, em entrevista realizada pelo jornal O Globo, Gustavo foi bem direto e polêmico: “Não vou participar de nada. Não é isso o que eu quero para os jovens. Não é questão de ‘não faça o que eu faço; faça o que eu digo’. É uma questão de realmente não acreditar mais nisso. Está errado. Se eu escrevesse sobre coisas em que não acredito, teria outra profissão. O poeta é bobão, ele escreve por ideologia, não quer saber de grana. Eu sou esse cara aí.”
A única coisa que sabemos é que no dia 6 de dezembro de 2012, será o primeiro show de retorno do Black Alien em São Paulo, no Beco 203 (Rua Augusta), e a SOUL ART fará a cobertura exclusiva. Confirme presença na página do evento no facebook, edição mais que especial do Projeto Control.