O educador social Thiago Almeida criou dois jogos que tem por base a história da cidade de Mauá

Finalizando a série de artigos que falam sobre a importância do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, Thiago Almeida, autor da série Terça Mental da SOUL ART, convida os leitores a conhecerem mais sobre dois jogos que produziu para marcar os principais pontos históricos de Mauá.

O primeiro é um Jogo da Memória de Mauá, onde os pares de cartas fazem referências a lugares históricos da cidade como a árvore Paineira, o museu Barão de Mauá e a Gruta Santa Luzia.

Entre os principais pontos da cidade estão a Praça da Bíblia, a árvore Paineira tombada como patrimônio histórico desde 2001, o Parque Guapituba, a Gruta Santa Luzia e o Viaduto da Saudade.

Essas localidades também se encontram no jogo de tabuleiro, segundo produzido pelo Thiago Almeida. Nomeado de “Nossa Mauá de Ponta a Ponta”, a dinâmica do jogo explora cada casa à uma carta com uma ação e um lugar histórico.

 

 

Criatividade para apresentar a comunidade local

Thiago, pai de três filhos, afirma que nesse período de pandemia de Covid-19 precisou usar a criatividade para substituir momentos de lazer que foram impossibilitados devido ao distanciamento social e impossibilidade de ir a locais públicos.

Seu intuito foi: ” 1) falar sobre nossa história de forma lúdica e didática e 2) sem fins lucrativos, afinal, conhecimento deve ser transmitido e não cobrado e 3) para gerar mais possibilidades de criações e desenvolvimentos!”.

Também disponibilizou os jogos para download gratuito em https://we.tl/t-EPBZITZDlB.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]