Dave Brubeck Quartet 1967

Sábado a noite, após rever todos os filmes de seu box do Indiana Jones, você não está com saco para ir naquela balada chata no centro da cidade, e muito menos, ir no churras do seu amigo. Mas e agora, o que fazer para animar a noite?

Dave Brubeck Quartet

Por acaso já ouviu falar do quarteto do pianista de jazz Dave Brubeck? Não? Então orgulhosamente apresento o clássico Time out de 1959. Na minha opinião o melhor álbum de jazz ao lado de Kind of blue de Miles Davis. Há algum tempo que percebi que até a equipe de produção do Fantástico e Globo Repórter gosta de usar músicas desse álbum como trilha para algumas matérias.

Brubeck não era muito interessado em aprender por métodos, simplesmente queria compor suas próprias melodias e por isso nunca aprendeu a ler partituras. Evitava ler durante as aulas de piano de sua mãe, alegando dificuldade de visão. Na faculdade, Brubeck quase foi expulso do curso, quando um de seus professores descobriu que ele não sabia ler partituras. Muitos outros professores o defenderam apontando seu talento em contraponto e harmonia, mas a escola continuou com medo de que isso pudesse causar um escândalo, e só concordou em lhe dar o diploma se ele concordasse em nunca dar aulas de piano.

Em 1951 fundou o The Dave Brubeck Quartet, com Joe Dodge, Bob Bates, Paul Desmond. A gravação de Take five, uma composição de Desmond, em 1959, transformou o quarteto num campeão de vendagens da época. O álbum continha somente composições inéditas, sendo que quase todas tinham uma métrica ímpar, entre elas estavam os clássicos Blue rondo à la turk e Take five. A propósito, entre Brubeck e Desmond, viria a se desenvolver com o passar dos anos, um entrosamento quase telepático.

Pronto, agora a noite está garantida, basta abrir uma garrafa de cerveja de trigo, apagar a luz, sentar no sofá e apreciar.

1. Blue Rondo à la Turk – 6:44
2. Strange Meadow Lark – 7:22
3. Take Five – 5:24
4. Three to Get Ready – 5:24
5. Kathy’s Waltz – 4:48
6. Everybody’s Jumpin’ – 4:23
7. Pick Up Sticks – 4:16

Download: The Dave Brubeck Quartet – [1959] – Time Out

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]