Em comemoração aos 2 anos de Batalha da Atlântica, a ATL.co lançou seu novo editorial em conjunto com a campanha #ATL2K. O primeiro ensaio externo da marca, teve como palco a Praça da Atlântica – local conhecido como Templo e QG da galera da ATL. Os clicks ficaram na responsa do Vic Boycott, com direção criativa da Isadora Bueno e produção executiva do Renatinho da ATL.
“Ao pensar em comemoração, logo pensamos, onde seria o melhor lugar para reunir os amigos, trocar uma ideia e beber um drink? Ah, é em um churrasco! Mas onde seria esse churrasco? Já sei, NA PRAÇA!” – Renatinho da ATL.
Assim surgiu a ideia de fazer o ensaio com a temática de “Churras na Praça”, queríamos passar um pouco do que é nossa vivencia, a relação de coletividade do grupo e principalmente a importância de ocuparmos os espaços que são nossos por direito. Por vezes levamos a ocupação do espaço público com viés de luta e conflito (por ser uma realidade que vivemos também) mas dessa vez queríamos passar a ideia de um clima leve, uma outra faceta da ocupação, o clima família e o verde da praça nos lembrando que ali também é espaço de diversão e lazer.
Os modelos selecionados foram pessoas que já frequentam a batalha e a praça, valorizando os vínculos que temos entre nós mesmos, arcando dessa forma o que realmente é a nossa cara. Dando sequência a mais um objetivo da ATL.co, que seria o fomento da moda local, incentivando e valorizando a autoestima dos nossos.
A Camiseta #ATL2K
O carro chefe desse ensaio foi o lançamento da camiseta #ATL2K, uma releitura da primeira camiseta da Batalha da Atlântica, feita em material de camiseta de time. Inspirada nas “camisetas de quebrada”, onde cada bairro tem a sua camiseta, decidimos fazer a do nosso grupo marcando a estética, a ideia de territorialismo e valorizando nosso espaço, marco presente na cultura HIP-HOP – valorize o seu espaço, a sua área, a sua quebrada!
E é dificil falar de ATL.co sem falar do HIP-HOP, estritamente ligado aos Movimentos de Rua, como a Batalha de MCS, decidimos agregar outros elementos do HIP-HOP além do MC à estetica da camiseta, como segue a descrição:
5º Elemento – O Conhecimento: Baseado em um projeto da Batalha da Atlântica que visa traduzir um capitulo do livro “The Gospel Of HIP HOP” do HipHopper KRS ONE. Agregamos o conjunto de palavras que são o pilar para a construção de uma nova consciencia coletiva através do HIP-HOP:
SAÚDE – AMOR – CONSCIENCIA – RIQUEZA
“É assim que eu e muitos outros sempre abordamos o Hip Hop. Para nós, Hip Hop não é apenas
arte e entretenimento. Para nós, Hip Hop é um princípio metafísico que garante a saúde, amor,
consciência e riqueza através das artes, e o GOSPEL do Hip Hop é a documentação e
instrução de tal visão.” – KRS ONE
Linguagem das Ruas
É a linguagem do hip hop e os códigos linguísticos. A comunicação verbal das ruas. A linguagem de rua avançada inclui a correta pronúncia da linguagem nacional e nativa da forma como ela pertence à vida no gueto. Adicionalmente, a linguagem de rua avançada lida com a comunicação para além do que a pessoa diz. A linguagem de rua não é sempre discurso falado. A linguagem de rua do hip hop inclui, certamente, códigos de rua que podem não ser comunicados totalmente por palavras. (por ex: Sinais de Gang, Apertos de mão personalizados, entre outros.) Baseado nesse elemento acrescentamos nossos sinais de gang a nossa camiseta.
O que é a ATL.CO?
“A ATL.co veio para subsidiar a batalha da atlântica, uma batalha de rimas situada em Santo André. Com a necessidade de manutenção dos equipamentos veio a ideia de lançar uma marca onde o dinheiro arrecadado viraria o “caixa” da batalha. Após o sucesso da marca entre os jovens frequentadores e que se identificam com o hip-hop, a marca evoluiu de “caixa da batalha” para o sonho final. A empresa funciona de modo online e com lojas pop-ups que são instaladas em eventos culturais de rua, neste dia ocorre o desfile e uma after-party com aqueles que estiveram no desfile. A loja fica aberta após o desfile até o final da festa, fazendo uso da nova “onda” look now- buy now.”
Autor: Renato Ferreira Simões
[popup_anything id="11217"]