Daura Menezes, artista da UP Time Art Gallery, é a responsável pelas fotografias da exposição de arte 3D que foram inseridas digitalmente nos outdoors da cidade litorânea de São Paulo
A escassez de belezas negras na publicidade, na moda, na TV e no cinema incomoda, é para resolver este problema que a exposição de arte 3D se propõe. Onde estão as mulheres lindas que vemos nas ruas? É com esse questionamento que a artista e fotógrafa Daura Menezes realiza, com o apoio da Prefeitura de Santos e em parceria com a UP Time Art Gallery – galeria de arte itinerante que busca democratizar a arte independente e contemporânea -, lança a “#Eu Soul 013”, exposição de arte virtual e 3D que nasceu com o objetivo de fazer o mundo enxergar que beleza não tem cor, mas alma.
“Fotografei diferentes mulheres negras da minha cidade natal, Santos, entre agosto e outubro de 2020, e posteriormente, todos os outdoors das principais avenidas e espaços. Com a ajuda da tecnologia, inserimos os retratos nesses lugares de destaques, que é onde elas merecem estar”, explica Daura, que reconhece a mudança dos padrões de beleza na arte considerada clássica, mas ainda enxerga como realidade a ausência da diversidade racial. “Já que o mundo tem sido historicamente injusto com a mulher negra, queremos levantar a bandeira da beleza como arma na luta contra o preconceito”, complementa.
Segundo a artista, o nome Soul faz referência ao verbo “ser”, para lembrar as mulheres que elas nasceram para ser o que quiserem e que vieram para dizer a frase “Eu sou” do mais profundo de sua alma, nascendo a expressão “Eu Soul”. “Essa referência, tanto no sentido de alma como no de sentimento, faz justiça a essa sensibilidade racial que precisa ser valorizada e ganhar a visibilidade que sempre mereceu. Já o 013 tem ligação com o DDD da cidade que tanto amo e admiro, enquanto a hashtag (#) foi incluída para simbolizar a internet e essa nova forma incrível, segura e prática de consumir arte”, conta Menezes.
Com acesso para todos os públicos, a exposição online está disponível 24 horas, todos os dias da semana, até 04 abril, no site da UP Time Art Gallery.
Exposição 3D – #Eu Soul 013
Artista: Daura Menezes
Curadoria: Marisa Melo – fundadora da UP Time Art Gallery
Patrocínio: O projeto contou com premiação do Concurso Cultural – Lei Aldir Blanc – Prêmio Alcides Mesquita, que disponibilizou recursos advindos do Fundo Nacional de Cultura – Governo Federal, a partir da Lei Federal no. 14.017, de 29 de junho de 2020, através da Prefeitura Municipal de Santos.
Exibição: 04 de fevereiro a 04 de abril
Sobre Daura Menezes
Artista brasileira nascida em Santos, cidade litorânea de São Paulo, navega em dois mundos artísticos. A dança faz parte de sua vida desde sempre. Ela é bailarina. O contraponto ao movimento veio na paixão pela fotografia. Para viver com intensidade essa entrega, Daura deixou de lado uma carreira corporativa bem-sucedida para se dedicar exclusivamente à arte. Mudança que, em suas palavras, resultou na plenitude de uma vida com mais significado. Daura trabalha suas fotografias no estilo P&B (Preto & Branco), mas também com as cores, fazendo os retratos adquirirem um caráter libertador, principalmente no universo feminino.
Sobre UP Time Art Gallery
Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, artista, curadora artística e crítica de arte, a galeria de arte alcança mais de 30 países ao redor do mundo, isso porque ela funciona em formato digital desde o seu nascimento, apresentando mundialmente exposições 3D e exposições regionais presenciais com um time de artistas distintos.
[popup_anything id="11217"]