“Não faz sentido se a sua verdade não fizer sentido para outras pessoas.”
No sábado, 18 de julho de 2015, a banda Projetonave subiu ao palco do Centro Cultural Rio Verde em São Paulo para apresentar o primeiro capítulo de uma história que começou muito tempo atrás. Era o show de lançamento do single Em Favor do Réu e a primeira intervenção celebrada por Neto junto com uma banda.
“Conheça a ti mesmo e a verdade lhe libertarás.”
Diretamente de São José dos Campos, interior de São Paulo, ao lado de seu parceiro Leonardo Siqueira aka Léo, Neto fundou o Síntese e em 2012 lançaram o álbum de estreia, Sem Cortesia, pela Matrero Records. Conquistando assim a admiração do público com a atmosfera dos beats pesados e um flow dinâmico, expressando letras que abordam questões relacionadas ao autoconhecimento, fé, evolução da consciência, espiritualidade, loucuras, cotidiano e batalhas sociais.
Considerado um dos melhores discos de rap de 2012, o som do Síntese ganhou notoriedade nas ruas justamente pelo respeito que tratam o ato de se fazer rap, segurar um microfone, representar uma ideia e através da arte, promover o exercício de atingir o interior das pessoas e despertar a sensibilidade existente dentro de cada ser, permitindo assim a própria transformação.
“O rap é interação, aproxima os corações das pessoas.”
A casa estava cheia, Dj Marco era o responsável por segurar o baile e conter a ansiedade pelo início do show que tomava conta não apenas do público, mas também daqueles que trabalhavam no evento. De fato, todos esperavam por algo incrível mas jamais poderiam imaginar o que estaria por vir. O final dessa história você confere através das lentes das câmeras de Bruno Cons, Diego Sanches, Eder Pimenta e Gabriel Alexandre.
“Se as pessoas não se sentirem abraçadas e acolhidas, não é revolução.”
O documentário Síntese & Projetonave – Em Favor do Réu, dirigido por Gabriel Alexandre e produzido pela SOUL ART, traz o registro do processo de estruturação das músicas do Sem Cortesia durante os ensaios do Projetonave no 74 Club (Santo André – SP), junto com depoimentos de Akilez e uma entrevista exclusiva onde Neto nos contou sobre a sua trajetória com a banda, objetivos, amor, perdão, o rap; e na íntegra, as músicas Em Favor do Réu, Vamos Acordar, Se Encontrar, Tempos de Deserto, Se Escute e Não Mais Problemas, gravadas no Centro Cultural Rio Verde.
FICHA TÉCNICA
Direção, edição, finalização, entrevista e roteiro: Gabriel Alexandre.
Câmeras: Bruno Cons, Diego Sanches, Eder Pimenta e Gabriel Alexandre.
Áudio: Daniel Lanchinho.
[popup_anything id="11217"]