Arte da dança surgiu pelos povos primitivos, nos eventos de adoração a deuses, casamentos, momentos felizes e em homenagem à mãe natureza

Quem Iniciou a Arte na Dança?

O que é a arte na dança?

A Arte na Dança é a liberdade de manifestação artística utilizando o corpo para produzir movimentos ritmados. Para que isso ocorra, é necessário o auxílio de sons ou de música, e pode ser praticada por jovens, adultos, idosos e crianças de forma individual ou coletiva.

Porque a dança é uma arte?

Espetáculo Tim Gouw

Espetáculo Tim Gouw

A Arte na Dança de forma geral é considerada uma linguagem. Por esse motivo, ela pode ser considerada como arte porque a sua intenção é expressar alguma mensagem.

Cada dança, seja em grupo, em dupla ou individual sempre irá buscar uma mensagem para aqueles que o observam, entenda:

O casal que dança ao som das famosas valsas (como as valsas do compositor Johann Sebastian Bach) ou até mesmo Bossas Novas brasileiras (como as bossas do compositor Tom Jobim), querem passar alguma mensagem para aqueles que os assistem, e essa mensagem pode variar entre: demonstrar a afetividade e o amor entre os dois, ou demonstrar o talento de forma profissional a uma competição.

Quem Iniciou a Arte na Dança?

Além disso, é importante entender que a Arte geral tem como finalidade a expressão por meio de algum elemento, seja por um quadro, escultura, grafite, e até mesmo o corpo.

Essa expressão sempre irá conter temáticas que sejam de fácil compreensão, pode ser de uma luta como os então conhecidos movimentos artísticos, ou sentimentos comuns e situações do dia a dia.

Quais elementos inspiram a arte na dança?

Os elementos utilizados para inspirar a arte na dança são:

Movimento corporal – que corresponde às pausas do movimento, transferência de gesticulação, saltos, voltas, quedas, e elevações.

Quem Iniciou a Arte na Dança?

Espaço – trajeto do corpo do início ao fim da dança. No espaço existem duas modalidades, a cinesfera e a kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta) cujo é caracterizado pela extensão, flexão ou agilidade dos membros superiores ou inferiores.

Dentro do espaço também possuímos outros elementos que inspiram a narrativa da arte na dança, como: estudo das direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto), e as extensões (perto, médio e longe).

Quem Iniciou a Arte na Dança?

Tempo – podemos caracterizar pelo tempo entre a dança (os movimentos) e a música, e pelo compasso musical que pode ser lento, demorado ou rápido – varia também com os instrumentos utilizados.

Quem Iniciou a Arte na Dança?

Como é trabalhada a dança na arte?

A dança é trabalhada como disciplina de expressão. Pois é considerada a arte mais antiga e completa, segundo a dança contemporânea os movimentos corporais não necessitam de mais nada (objetos,  acessórios e até mesmo roupas) para serem executados de forma artística e interpretativa.

Quem Iniciou a Arte na Dança?

Conheça a história da arte na dança e sua evolução

Historiadores dizem que a dança surgiu pelos povos primitivos. O seu ritmo, coreografia ou expressão de forma livre (improviso) é caracterizada desde as atividades simples como batidas do coração ao caminhar, até rituais sagrados para a cultura da época primitiva.

Tipos de dança

Origem

Folclórica ou típica: baião, frevo, catira.

Étnica: tango, fharatanatyam, flamengo.

Cerimoniais: rituais indianas, rituais da Umbanda, rituais xamãs.

Quem Iniciou a Arte na Dança?

Modo 

Solo (individual): coreografia de solista no balé, sapateado, samba.

Em dupla: forró, tango, bolero.

Em grupo: quadrilha, street dance, carimbó.

Quem Iniciou a Arte na Dança?

Finalidade

Erótica: poledance, can can, strip-tease.

Cênica ou performática: balé, ópera-balé, dança contemporânea.

Coreografada: casamento, debutantes, fitdance.Quem Iniciou a Arte na Dança?

Dança primitiva

Com o desenvolvimento do homem, a  prática da dança foi ganhando um espaço como ritual sagrado. O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza, para os astros e em forma de agradecimento.

Não se tem um nome exato para os tipos de danças primitivas, mas segundo  as pinturas rupestres podemos associar os traços com coreografias coletivas.

 

Danças milenares

As danças milenares começaram a surgir pelo mesmo motivo das danças primitivas: o ritual.

As principais localidades dessas danças são marcadas por coreografias, ritmos e até mesmo roupas, que lembram a cultura local. Conheça os países e suas características:

 

Egito

As danças no Egito tinham características sagradas, porque todas as coreografias eram destinadas aos deuses dos egípcios. E para cada um, existia uma dança diferente e uma interpretação própria contendo simbologias da época.

A arte Na Dança

Uma das danças egípcias mais comuns é a Dança do Ventre. Apesar dela ser praticada mundialmente, a dança foi originada no Egito e possui influências direta das chamadas Cleópatras – esposa do Faraó, pois a prática normalmente era feita somente por mulheres.

Os movimentos da dança do ventre buscam valorizar a beleza e a sensualidade da mulher, e a  sua prática consiste em movimentos repetitivos, feitos especialmente pela cintura e leves movimentos nos braços.

Grécia

As danças gregas surgiram de rituais religiosos. Os gregos acreditavam no seu ‘poder mágico’, assim os deuses e eles mesmos eram cultuados com danças diferentes.

A arte Na Dança

Uma das danças gregas mais conhecidas é a Zeibekiko. A dança é a expressão máxima da alma grega, eles traduzem como uma dança cheia de – paixão e tristeza, de suspiro e desgosto, medos e dores, desespero e amor não realizado. 

A dança possui passos típicos do tribal, com ritmos pouco improvisados e é mais comum a participação somente dos homens, apenas em 1961 as mulheres tiveram o direito de participar.

 

Roma

Na civilização Romana, as danças tinham um sentido muito claro: tudo girava em torno dos Reis, República e Império.

Uma das danças mais conhecidas é a Saliano, que é uma dança guerreira, que era praticada na primavera e honrava a Marte (o mês do nascimento da primavera). 

Na dança eram utilizados escudos sagrados que eram guardados especialmente para esses eventos, e os passos relembravam a valsa – dança em três tempos.

A arte Na Dança

Idade Média

No período da dança na idade média, a prática sofreu um retrocesso. Porque a arte usando o corpo como principal meio de expressão, passou a ser considerado algo profano e imoral.

Portanto, a dança na idade média ainda era de cunho ritualístico. Mas devido a Guerra dos Cem Anos e as péssimas colheitas, a dança da Idade Média seguiu tendências que transformou o ritmo e simbolizou a morte no seu sentido mais brutal.

Uma das danças mais conhecidas da Idade Média é a “Carola”, dança da alegria. Que se tornou uma dança macabra, pois muitas vezes era dançada em cemitérios, e era traduzida como:

“a vida é uma Carola conduzida pela morte”

 

Quem Iniciou a Arte na Dança?

E transformando a morte num motivo para se viver de acordo com as regras e dogmas católicos (o medo de ir para o “inferno” comandava as escolhas e as vidas das pessoas).

Dançava-se até para espantar uma epidemia. Nessa época, a única dança destinada ao espetáculo era a dança dos nobres: as outras danças eram como rituais.

Renascimento

No período renascentista a dança surge como apreciação da nobreza adquirindo um aspecto mais social. Com isso, a dança tornou-se mais complexa e passou a ter grupos que estudavam cada movimento.

Quem Iniciou a Arte na Dança?

Uma das danças mais comuns é o Balé – agora com passos mais elaborados, repertórios mais abrangentes e específicos que visavam a atividade lúdica, porém voltava-se ao divertimento.

O uso do termo “Balé”, na época chamava-se de Balleto  que significava um conjunto de passos e ritmos. A moda foi predominante na Itália e se espalhou na França durante o século XVI.

Anos mais tarde, em meados do século XVIII, o dramatismo foi inserido na dança. Agora a sua execução ocorre em teatros renomados, e os dançarinos eram considerados artistas, com trabalhos nobres e eram caracterizados como verdadeiros profissionais.

Quem Iniciou a Arte na Dança?

A dança adquiriu o explendor que conhecemos hoje, com belos cenários, grandes figurinos, inúmeros repertórios e até mesmo releituras de famosas histórias – como Lago do Cisne, uma história infantil, que serviu de inspiração para grupos internacionais fazerem uma releitura do enredo e interpretá-lo na dança.

 

Romantismo

Todavia o termo romantismo foi totalmente influenciado pelo Balé. A expressão dos grupos, do casal ou do dançarino ao executar os movimentos, era destinada a valorizar o homem em conexão com o mundo.

Quem Iniciou a Arte na Dança?

Ou seja, o sentimentalismo exagerado, composições como as de Tchaikovsky (1840-1893) em Lago dos Cisnes, e o Quebra Nozes marcaram a criação do balé romântico, e deu ênfase para técnicas mais elaboradas.

 

Dança moderna

A dança moderna é uma negação ao balé. Nesse estilo, os bailarinos agora trabalham de forma mais livre, bem menos regrada do que o balé, porém estruturada de forma completa.

A arte Na Dança

Os movimentos são mais explorados, além da condição física que o dançarino precisa obter, existem grandes estudos das possibilidades motoras do corpo humano, como: sentidos, audição, tato, capacidade de criatividade, entre outras coisas.

 

Dança contemporânea

A dança contemporânea surgiu em 1960, como uma forma de rompimento da cultura clássica. Apesar da sua chegada ter sido percebida de imediato, esse estilo ainda passou por muitas modificações em suas experimentações e inovações, consolidando-se apenas em 1980.

A arte Na Dança

Apesar do que muitos pensam, não é difícil entender o que é a Dança Contemporânea, mas é importante destacar que: 

Esse estilo representa algo que não é previsível, porém caracteriza o novo, e rompe aquilo que conhecemos como arte.

A contemporaneidade é evidente nos seus movimentos, pois o objetivo é transmitir conceitos, ideias e sentimentos, mais do que se preocupar com a estética.

A arte Na Dança

Além disso, a dança contemporânea possui linguagem própria, e ela tem capacidade de modificar o espaço em que ela é reproduzida.

A maioria dos temas refletem questões da sociedade e da cultura que estão inseridos. O bailarino tem total liberdade de se movimentar conforme surgirem ideias ou emoções, pois na dança o corpo é livre e dotado de autonomia.

Outra questão importante é que há uma circulação de energia espontânea: ora os movimentos são explosivos, ora são recolhidos e silenciosos.

Danças típicas de alguns países

Angola

  • Capoeira de Angola
  • Kizomba
  • Kuduro

Argentina

  • Tango
  • Malambo
  • Cumbia
  • Chacarera
  • Cuarteto

Cuba

  • Bolero
  • Cha-cha-cha
  • Mambo
  • Rumba
  • Salsa
  • Tumba francesa

Estados Unidos

  • Lindy Hop
  • Funk Styles
  • Hip Hop
  • Country
  • West Coast Swing

França

  • Balé
  • Farândola provençal
  • Gavota
  • Can can

Índia

  • Bharatnatyam
  • Kathak
  • Kathakali
  • Kuchipudi 
  • Odissi

Inglaterra

  • Morris Dance
  • Reel
  • Strathspey
  • Quickstep
  • Giga

Itália

  • Siciliana 
  • Tarantela
Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]